Ensino Geral

Estudante tocantinense será premiado nacionalmente

Com um poema inspirado no Salão do Livro, o aluno do Núcleo de Atividades de Altas habilidades (NAAH/S-TO), João Marcos de Almeida Brito, receberá hoje na I Bienal Internacional de Poesia de Brasília, o I Prêmio Talento Literário/Poesia em Superdotação para estudantes da rede pública de ensino. A cerimônia de premiação será durante a Bienal, que teve início ontem, e prossegue até amanhã, em Brasília (DF). O concurso foi realizado nacionalmente, sendo que no Tocantins, dez alunos participaram da seleção. Além de João Marcos, mais 27 alunos (um de cada estado e um do DF) serão premiados.

João Marcos é natural de Miracema do Tocantins, mas com apenas um mês de vida veio com a família para Palmas. Hoje, com 11 anos, cursando a 5ª série, ele diz que seu interesse pela leitura e pela poesia surgiu com um projeto desenvolvido em sua antiga escola, iniciativa da professora Tereza. “Ela que me incentivou, fizemos poemas e depois seria publicado um livro”, explica.

Atualmente, João Marcos é aluno da Escola Estadual Beatriz Rodrigues da Silva, na 407 Norte. Ele conta que a poesia fala sobre livro e que sua inspiração foi no Salão do Livro, na edição de 2008. “Foi interessante, fui pensando e juntando as palavras e daí surgiu o poema. Quando fui selecionado fiquei emocionado. Acho que para mim será muito bom, porque em Brasília, na Bienal, vou conhecer pessoas e um pouco mais sobre os livros”, revela.

Fã dos gêneros suspense e ação, João Marcos garante que pretende continuar a escrever. “Inclusive já fiz um texto de suspense, Stanley, o Açougueiro, que conta a história de um jovem que terminou a faculdade, mas não conseguiu um bom emprego e foi ser açougueiro. Seus colegas começaram a rir dele, então ele resolveu colecionar as cabeças dos colegas”, conta sorrindo o futuro escritor.

Obra
O poema vencedor, O Livro vai compor um livro de 27 poemas, de edição bilíngüe (português/espanhol), patrocinado pela Embaixada da Espanha, que será lançada durante a 27ª Feira do Livro de Brasília, que começou no último dia 29 de agosto e segue até 7 de setembro próximo, no Pátio Brasil Shopping.

Posteriormente, a obra será distribuída para as escolas brasileiras e espanholas, a fim de difundir o talento dos poetas superdotados. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), o aluno-poeta do NAAH/S-TO ainda terá a oportunidade de participar de oficinas, palestras e workshops durante a Bienal.Ainda segundo a assessoria, para a coordenadora do NAAH/S-TO, Janice de Souza Valle, a participação dos alunos no prêmio, em nível estadual, revelou o potencial literário dos alunos e, para ela, iniciativas com esta, dá a oportunidade aos professores de incentivar a trabalhar e lapidar o talento dos alunos. (Com assessoria de imprensa da Seduc)

Fonte: Vitrine
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS