Cláudio Paixão/ATN
Com a realização de concurso para Polícia Civil, o governo do Tocantins vai fortalecer a segurança pública no Estado. O concurso, realizado por meio da Fundação Aroeira, conta com 397 vagas de provimento direto e mais 119 para cadastro reserva. Após passar pela segunda fase da primeira etapa, os candidatos realizam, dos dias 09 a 12 de setembro, o teste de aptidão física.
A convocação para o teste é feita aos candidatos para os cargos de delegado, médico legista, perito criminal de Polícia Civil, agente de Polícia, escrivão de Polícia, papiloscopista e agente de necrotomia. De acordo com o coordenador do concurso e membro da Fundação Aroeira, Ronaldo Pinheiro, as informações gerais que os candidatos vão precisar estão disponíveis no site da Fundação (www.aroeira.org.br ).
“Os candidatos que farão o teste devem retirar a ficha de convocação no site do concurso. É uma ficha individual acessada com o número do CPF. Na ficha consta a data, o local e o horário da realização do teste. Além da ficha, é importante que no ato da realização do teste o candidato também esteja portando documento de identificação”, explicou. O não comparecimento na hora e local da realização dos testes resulta na eliminação do candidato.
Aprovados
O resultado final da segunda fase da primeira etapa - exames médicos - para o provimento aos cargos de delegado de Polícia Civil 1° classe, agente de Polícia, escrivão de Polícia, papiloscopista, agente de necrotomia, médico legista e perito criminal, foi divulgado no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira, 1º, assim como a convocação para realização do teste de aptidão física.
Conforme o edital na etapa anterior, foram convocados 837 candidatos para apresentação dos exames médicos, cerca de 1,5 vez mais do que o total de 515 vagas disponíveis – somadas as de provimento direto e cadastro de reserva. De acordo com Ronaldo Pinheiro participam da terceira fase 796 pessoas.
Fases
A primeira etapa do concurso, composta por quatro fases, tem previsão para conclusão em outubro e é realizada pela Fundação Aroeira. A segunda etapa é o Curso de Formação, realizado na Academia da Polícia Civil.