Pós-Graduação

Professora tocantinense è a primeira Mestre em Agroenergia do Brasil

A professora do curso de Farmácia do CEULP/ULBRA  em Palmas-TO obtém título inédito no Brasil - mestrado em Agroenergia. A química e professora Isis Prado Meirelles de Castro teve sua dissertação aprovada pelo Programa de Mestrado em Agroenergia da UFT,  no único mestrado acadêmico da área no país.

A pesquisa da professora Isis permeou a utilização do soro de queijo em substituição da água no processo de obtenção de etanol a partir da batata-doce. Seu estudo conseguiu aumentar para 190 litros a produção de etanol por tonelada de batata-doce. Com essa técnica é possível obter mais etanol por tonelada de batata-doce do que com o uso da cana-de-açúcar.

Outro benefício da pesquisa está na utilização do soro de queijo, que quando não é utilizado para consumo animal, é descartado na natureza sendo altamente poluente, o que torna o estudo ambientalmente eficiente.

A pesquisadora ressalta que, para desenvolver um trabalho como esse, participar do Mestrado faz toda a diferença. “A área da Agroenergia tem um potencial incrível, mas é necessária muita pesquisa para que ela se desenvolva. E o programa de Mestrado nos possiblita justamente isso, nos dando o suporte humano e técnico para que possamos testar e incrementar nossas ideias. É isso que estamos fazendo aqui na UFT: colocando ideias em prática para fomentar a matriz energética brasileira. Minha dissertação foi apenas a primeira da turma; até o dia 11 de março, mais 11 colegas vão apresentar seus trabalhos, expondo novas idéias que deram certo, e com certeza renderão bons resultados para o desenvolvimento do Estado e do País na área.”

Fonte: UFT
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS