O movimento “Todos Pela Educação” divulgou no último dia 9, em São Paulo, o segundo relatório “De Olho nas Metas 2009”, de acompanhamento das cinco metas propostas para o ano, monitoradas a partir da análise sistemática dos indicadores educacionais. O objetivo é que o país chegue a 2022, ano do bicentenário da Independência, com um ensino de qualidade para todas as crianças e jovens.
Foram analisados os dados do Brasil, das cinco regiões, dos 26 estados e do Distrito Federal. O relatório mostra os resultados do acompanhamento das metas estruturadas em 05 eixos: atendimento escolar, alfabetização das crianças, aprendizagem escolar, conclusão das etapas da educação básica e volume e gestão dos investimentos públicos em educação.
A Educação sob a gestão da então secretária de Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Seabra Rezende colocou o Tocantins entre os cincos estados brasileiros que conseguiu superar as estimativas para 2008, com relação ao Ensino Médio. Merecendo destaque da coordenação do relatório Movimento, através da empresária Viviane Senna, em artigo publicado em “O Globo”, na última sexta-feira (11), juntamente com os outros estados: Ceará, Pará, Rondônia e São Paulo.
Quanto ao atendimento escolar de crianças e jovens de 4 a 17 anos, o Tocantins teve desempenho dentro do intervalo de confiança (91,4%), o que segundo os coordenadores, demanda maior atenção e esforços nos próximos anos.
Para realizar o monitoramento, o movimento definiu metas intermediárias, que dão subsídios à sociedade civil e aos gestores públicos para avaliarem se as políticas públicas implementadas estão na direção correta para que as cinco metas sejam efetivamente alcançadas até 2022.
A elaboração do relatório foi coordenada por Viviane Senna e Mozart Neves Ramos, e contou com a colaboração dos especialistas Carlos Eduardo Moreno Sampaio, José Francisco Soares, Marcelo Neri, Reynaldo Fernandes, Ricardo Paes de Barros e Ruben Klein.