Como atividade da disciplina de Desenvolvimento Sustentável, os alunos do curso de Agroecologia ofertado pelo Pólo da e-Tec Brasil - Escola Técnica Aberta do Brasil de Guaraí realizaram um diagnóstico comunitário nos setores: Irani, comunidade de Mattinha, Lajeiro e Aeroporto. A e-Tec é desenvolvida no Tocantins por meio de parceria entre o Governo do Estado/Secretaria de Ciência e Tecnologia e o Governo Federal/Ministério da Educação.
Orientados pela professora Luécia Pereira Silva, os alunos ouviram os presidentes das Associações de Moradores e a população. O objetivo foi fazer o diagnóstico das comunidades, observando os aspectos humano, social, financeiro, físico e ambiental de cada bairro, além de fatores como pobreza, e doença. A população ainda foi ouvida sobre os temas, apatia social, dependência química e a corrupção.
Com este trabalho os alunos esperam ajudar na mobilização e sensibilização dos moradores sobre cuidados com a saúde, direitos e deveres, buscando entender e resolver problemas da comunidade. Outro resultado esperado pelos alunos é despertar os moradores o interesse pela participação comunitária, na organização e gerenciando de conflitos.
Para o aluno do curso de Agroecologia, João Cleber Tavares, esta ação foi proveitosa, “pude perceber as necessidades da comunidade, como problemas de infra-estrutura, verificamos que a população tem horário e dia marcado para encher seus reservatórios de água e isto tem incomodado os moradores e precisa de solução”, destaca o estudante.
Já a aluna Maria Inez de Camargo Alves, conta que aprendeu muito na conversa com os moradores, “senti que apesar de ser um setor novo, não há índices altos de doenças como: viroses, dengue devido ao controle e higienização do local. O lixo é selecionado pelos moradores e não há lixo jogado nas ruas. Eles são unidos e os conflitos são resolvidos por meio do diálogo”, constata a aluna.
Segundo a coordenadora do Polo de Educação a Distância de Guaraí, Maria de Fátima da Silva, o diagnóstico feito pelos estudantes, vai ser entregue ao prefeito de Guaraí. “Acreditamos que este levantamento vai contribuir para o planejamento anual do município, sendo uma forma de se realizar intervenções precisas nas dificuldades enfrentadas pelos moradores e oferecendo melhores expectativas de vida para a população”, explica a coordenadora.
Fonte: Jodevaldo/ASCOM/SECT