A resposta ao título da coluna de hoje não é tão simples como parece. Por intermédio dessas ferramentas você pode fortalecer sua imagem profissional, ou causar efeito contrário.
Não é por acaso que as mídias sociais tornaram-se prato cheio para empresas de recrutamento. Com intuito de encontrar profissionais ideais, os perfis online integram com maior frequência as investigações dos analisadores. E, considerando o conservadorismo do mundo corporativo, todo cuidado é pouco. O uso inadequado das mídias sociais pode manchar sua imagem profissional e colocar em risco sua carreira.
Recrutadores parceiros do site NoVitrine afirmam que aspectos negativos nas redes sociais seriam suficientes para desclassificar um candidato no processo de seleção. Uma boa utilização das redes pode determinar o posicionamento profissional e construir uma imagem de confiabilidade gerando oportunidades.
O ideal é fazer a gestão de seu perfil online. Uma boa reputação no mercado:
1. Não desrespeite as normas de uso das redes sociais, existem normas de conduta
2. Seja verdadeiro(a), mentiras são ruins em qualquer circunstância.
3. Siga pessoas ou comunidades que tenham afinidade com você, pode facilitar uma avaliação positiva no momento do processo de recrutamento.
4. Use fotos ou vídeos saudáveis, imagens sensuais, vida noturna agitada e hábitos não saudáveis contribuem de negativamente para seu perfil.
5. Siga pessoas ou comunidades voltadas a sua área de atuação e participe das redes de sua empresa. Isso mostra que você se preocupa com a sua carreira e com
a atualização profissional.
6. Evite participar de comunidades de cunho preconceituoso ou jocoso como “Eu odeio meu chefe”, “Eu odeio minha empresa”, “Eu odeio acordar cedo”.
7. Respeite as características e finalidades das redes, se trabalha com assuntos profissionais, como é o caso do Linkedin, trate de assuntos profissionais. Ali não
cabe sua vida pessoal.
8. Em hipótese alguma, fale pejorativamente de sua empresa, colegas de trabalho e líderes. Além de desnecessário é antiético.
9. Preserve-se, a exposição continua de sua rotina pode ser perigosa.
Com a internet o limite entre público e privado ficou mais tênue e confuso. O ideal que você tenha o controle sobre as redes sociais, não permita que elas tenham o
controle.
No mais, vale usar bom senso, cuidar da identidade online não é tarefa que pode ser considerada desnecessária. Gerencie bem sua imagem e aumente as chances de interações positivas.
*Leonardo Maximiano
Empresário, blogueiro e consultor com pós graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais e Comunicação e Marketing. CEO na Agência de Desenvolvimento Empresarial Ox Interativa e proprietário dos sites No Vitrine e Tocantins no Campo. Diretor de Conteúdo e Mídias Sociais da AJEE/TO, vice-diretor de Comunicação da ODM/Tocantins
[email protected]
https://www.facebook.com/LeonardoMaximiano
Twitter.com/Leonardo_MaxS
Empreendedorismo
- MAIS LIDAS
-
Sesc abre processo seletivo para contratações em Palmas, Paraíso e Gurupi
Vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas da Licenciatura
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-