Como ser referência em um mercado competitivo?
Hoje quero falar para todos os profissionais, contratados CLT, autônomos, prestadores de serviços e qualquer um que queira ser referência na área em que atua. O que é ser referência? Bem, de acordo com o gerente da Robert Half, Fabio Saad, "quando as pessoas o respeitam e ouvem com atenção o que você diz, com o objetivo de aprimorar o próprio trabalho, além de o recomendarem a outras pessoas e promoverem suas realizações ou postura, de forma natural", quer dizer que você é uma referência. Podemos tirar dois aprendizados da definição: você precisa ser um modelo de profissional e, por conta disso, você terá credibilidade para que outros indiquem seus serviços.
Vamos começar pelo básico de um profissional, ninguém vai querer copiar e ter como modelo um profissional “enrolão” que só chega atrasado, não atende telefone, promete e não cumpre, não é verdade? O Profissional Referência é, antes de tudo, modelo de conduta e comportamento, chega sempre no horário marcado, cumpre o que diz, retorna as ligações telefônicas, sabe dizer que não quando for necessário, responde os e-mails em tempo hábil, trata a todos com respeito e etc.
Além disso, você deve saber e fazer bem o seu trabalho. Isso lhe dará credibilidade para que qualquer um que tenha contato com você possa te indicar ou falar do seu trabalho espontânea e gratuitamente. As pessoas indicam um trabalho que foi Uau! mais do que elas esperavam. Então, você precisa identificar em sua área de atuação o que seria esse algo a mais. O que outros profissionais não estão fazendo que se você fizer irá te diferenciar no mercado? Faça esta autoanálise.
Com certeza você já foi atendido ou conhece alguém que considera demais aquilo que está fazendo, imagina então, realizar além do que foi solicitado! Se você pensa assim então devo dizer, que você “sobreviverá” ao mercado de trabalho. É possível que em pouco tempo seu cliente ou empregador encontre alguém que faça só um pouquinho a mais do que você faz.
Estude sobre a sua área, veja as novidades, converse com outros profissionais. E melhor ainda, promova uma pesquisa com seus próprios clientes ou gestores. Fazer alguma coisa muitas vezes durante muito tempo não quer dizer que você é bom. Fazer cada vez melhor é o que te tornará referência. Seria como a lição do jardineiro:
Conta-se que um jovem foi contratado para executar um serviço de jardineiro em uma residência. Acabado o dia de serviço, tendo sido remunerado, pediu ao patrão permissão para dar um telefonema, o que lhe foi permitido. O seu empregador ouviu um diálogo mais ou menos neste teor:
– Boa tarde, senhora. Eu sou jardineiro e gostaria de oferecer-me para fazer a manutenção de seu jardim... Entendi, a senhora já tem um jardineiro! Mas eu chego cedo ao trabalho... Ah... O seu também chega cedo é? Eu retiro todas as raízes do mato que cresce na grama... O seu jardineiro também faz assim? Mas eu também quero dizer à senhora que eu limpo todas as ferramentas ao final do trabalho, não entro na casa com os pés molhados, eu tenho o melhor preço... Sim... Sim... Ah, o seu jardineiro também faz tudo isso e a senhora disse que está satisfeita com ele? Então está bem, senhora. Muito obrigado!
Ao desligar o telefone, o jovem agradeceu a gentileza ao patrão, que, compadecido, tentou consolá-lo por não haver conseguido aquele serviço, posto que aquela senhora já tinha um jardineiro. O jovem então respondeu:
– Não se preocupe senhor. Eu sou o jardineiro dela. Eu estava apenas fazendo uma avaliação do meu desempenho!
E você? Que respostas teria se fizesse esta mesma avaliação?
Sucesso a todos!
Lunna Dias, Psicóloga, Master Coach, Formação como Consultora DISC, Formação de Analista de Cargos e Salários, MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas.
Contato: [email protected].