Mais uma ação em prol da reestruturação e consolidação da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins foi realizada na tarde da última quarta-feira, 17. O CONSEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão foi reativado e os novos membros tomaram posse, durante solenidade realizada na sede da Universidade, em Palmas. Trinta e três servidores da Universidade foram empossados no Conselho.
A reativação do CONSEPE possibilitará que as atividades acadêmicas da Instituição sejam melhor estruturadas e organizadas. Órgão consultivo e normativo, o Conselho está dividido da seguinte forma: Câmara de Ensino, Câmara de Pesquisa, Câmara de Extensão e Câmara de Pós-Graduação. O presidente do Conselho é o reitor da Unitins, André Luiz de Matos Gonçalves. Todos os pró-reitores da Unitins compareceram e também integram o CONSEPE.
Em seu pronunciamento aos conselheiros, Gonçalves ressaltou que todos devem estar cientes da importância da função que assumiram. “O CONSEPE é um órgão importantíssimo para a vida acadêmica da Instituição. A Unitins está se reorganizando e a cada dia me convenço mais, que o Tocantins não pode prescindir dela. Estamos fazendo emergir tudo aquilo que é imprescindível para o seu ambiente acadêmico”, pontuou.
COMPETÊNCIAS
Entre as principais competências do CONSEPE estão: Propor normas para organização, funcionamento, avaliação e alterações relativas ao Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unitins; Propor, anualmente ou semestralmente, o Calendário Universitário; Propor normas e formas de ingresso de candidatos aos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu; Fixar número de vagas por curso; Aprovar o Plano Acadêmico Semestral, entre outras.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Unitins - Fundação Universidade do Tocantins