Com o objetivo de proporcionar ao jovem uma alternativa a mais para facilitar a sua conclusão do ensino superior, a Secretaria Estadual da Juventude beneficiará os acadêmicos da Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins – Fepar/Fecipar com o programa Bolsa universitária. O evento de assinatura do termo de adesão acontecerá hoje, 23, às 19h, no pátio da faculdade. As inscrições ocorrem até o dia 8 de abril. No total estão sendo ofertadas 634 bolsas para as 12 instituições de ensino superior contempladas no Estado.
Para o secretário estadual da juventude, Joaquim Jr. com a assinatura desta parceria os alunos de Paraíso só tem a ganhar. “Eu que também curso hoje minha segunda faculdade, sou conhecedor das dificuldades que o acadêmico tem para concluir o curso. Por isso, acredito que estas bolsas irão ajudar, e muito, inúmeros alunos a se tornarem profissionais gabaritados para o mercado de trabalho, que é um dos objetivos da Sejuv”,afirma o secretário.
Em contrapartida ao benefício destinado ao jovem, o acadêmico ainda realiza trabalhos voluntários em prol de sua comunidade. Joaquim ressalta ainda que: “Além de possibilitar ao jovem a concretização de um sonho, o programa ainda traz a cidade benfeitorias com as ações de voluntariado desenvolvidas ao término do semestre letivo”.
Os acadêmicos interessados devem realizar seu cadastro no site: www.to.gov.br/juventude. As bolsas serão distribuídas entre os quatro cursos oferecidos pela Fecipar, dentre eles: Administração, Ciências Contábeis, Letras e Pedagogia.
Após o cadastro, o acadêmico participará de uma seleção eletrônica e uma análise de documentos realizada pela comissão executiva, composta por membros da Secretaria estadual da Juventude, Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Controladoria Geral do Estado, União Estadual dos Estudantes do Tocantins, Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior e Universidade Federal do Tocantins.
Sobre o programa
O Bolsa Universitária é um programa voltado aos universitários do Estado que cursam o ensino superior em faculdades não-gratuitas conveniadas com a Sejuv. O intuito é ajudar os jovens no custeio de sua faculdade. Em contrapartida, os acadêmicos devem realizar trabalhos voluntários em prol da comunidade em que vivem. Para isto, o aluno deve estar regularmente matriculado e não fazer parte de nenhum outro benefício na modalidade de financiamento ou crédito estudantil.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Secretaria Estadual da Juventude do TO