Padre Helenes é empossado como diretor geral da Católica do Tocantins
Marcada por discursos com votos de continuidade para gestão de uma educação evangelizadora, aconteceu no dia 22 de janeiro, a cerimônia de posse do novo diretor geral da Católica do Tocantins, Professor Padre Helenes de Oliveira.
Durante a cerimônia, Helenes falou sobre o ministério dedicado a educação Católica. “Durante 200 anos, a igreja por meio dos bravos religiosos, foi a única educadora do Brasil; até a expulsão dos Jesuítas pelo Marquês de Pombal, pois, a educação não convinha aos interesses comerciais de Portugal”, disse.
Acreditando que objetivo da educação é a evangelização, a nova gestão da Católica irá alicerçar-se em uma educação evangelizadora a partir das diretrizes de Pastoralidade da União Brasileira de Educação Católica (UBEC): comunidade acadêmica responsável por toda a ação educativo-pastoral; inserção e significado para as comunidades local e regional; excelência e qualidade nas ações e nas relações; formação para o protagonismo eclesial e político; diálogo intercultural e com o diferente e predileção pelos mais pobres ou vulneráveis. “Estas seis diretrizes darão o tom à gestão... O legado que quero deixar na FACTO é em primeiro lugar uma instituição que cuide das ações, processos e relações. Em segundo lugar, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribua para uma transformação interior, provocando uma mudança exterior”, ressaltou Helenes.
O vice-diretor do Conselho de Administração da UBEC, Professor Mestre Padre José Romualdo Degasperi, ex diretor da Católica do Tocantins, frisou em sua fala o que deseja para o novo ciclo da Católica do Tocantins. “Primeiro apostar no potencial dessa instituição que eu conheço a fundo. Desejamos que em breve ela seja um Centro Universitário de excelência. O segundo é que Deus proteja o padre Helenes nessa viagem pelos ideais que ele fez aqui. Nosso desejo é que na mão dessa nova equipe, com todos os professores e técnicos administrativos, você consiga realizar tudo o que colocou nessa carta, que eu diria "uma carta magna de início de gestão “, disse Romualdo.
O presidente do Conselho de Administração da UBEC, Professor Doutor Ir. José Nilton Dourado desejou que padre Helenes desse continuidade ao serviço prestado na UBEC, com dedicação à Católica do Tocantins. “ A UBEC sempre pode contar com a dedicação e disposição do Padre Helenes em todos os processos e reflexões de responsabilidade no Conselho de Administração. A maturidade e bom senso sempre foram uma marca forte do tempo que o Padre Helenes atuou como conselheiro e integrante das Assembleias Gerais da UBEC, e isso por certo também será uma das suas características pessoas visíveis na função de diretor geral da Católica do Tocantins”, falou.
José Nilton também reforçou os votos para educação voltada na formação completa. “Fazemos votos para que a qualidade da educação que a UBEC/FACTO sempre ofereceu continue sendo o compromisso diário de todos, tendo em vista a promoção do desenvolvimento do aluno como ser humano completo, que pensa, se sensibiliza, se relaciona e atua no mundo com uma visão crítica e transformadora”, afirmou.
Encerrando as falas da noite, o presidente do Conselho das Associadas da UBEC, Professor Doutor Ir. Jardelino Menegat, reforçou a continuidade pela educação evangelizadora. “Queremos continuar pautando nossa ação dentro dos princípios de Educação Humana e Cristã de Qualidade, que foi o desejo sempre manifestado desde que a União Brasileira de Educação Católica - UBEC se estabeleceu nestas terras.
Na ocasião, também foi apresentada a nova vice-diretora acadêmica da Católica do Tocantins, Professora Mestra Maria Brescia Gazire Duch.