Ensino a Distância

ETF-PALMAS LANÇA CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA

A Escola Técnica Federal de Palmas promoveu na manhã desta quinta feira, dia 02, a solenidade de lançamento dos cursos técnicos subseqüentes de Ensino a Distância - EaD. O projeto visa levar educação técnica de qualidade às regiões distantes das instituições de ensino e à periferia das grandes cidades brasileiras, incentivando os jovens a terem qualificação profissional.

Na ETF, o projeto é gerenciado e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia de Educação à Distância e está inserindo a escola, a partir do próximo semestre, no hall de Instituições Federais que ofertam ensino à distância. Serão oferecidos quatro cursos técnicos subseqüentes em Secretariado, Extensão Rural para Agricultura Familiar, Informática para Internet e Administração e Marketing. As cidades de Guaraí, Araguatins, Tocantinópolis e Palmas serão contempladas com turmas do projeto.

Os novos cursos são parte do projeto “Escola Técnica Aberta do Brasil” uma articulação entre a SETEC - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e a SEAD – Secretaria de Educação a Distância. A Universidade Federal do Tocantins, que já possui pólos da Universidade Aberta, está auxiliando a equipe na utilização dos instrumentos de ensino.

A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia é também parceira do projeto e disponibilizará tutores presenciais e coordenadores locais para cada turma. No uso da palavra, o Secretario de Estado de Ciência e Tecnologia, Osmar Nina Neto, falou da importância do projeto. Para ele “integrar tecnologia e educação em ações como essa é fazer o poder público exerça o seu maior papel: o de levar dignidade e respeito a cada cidadão, esteja ele onde estiver”.

As aulas terão como mídia principal o computador com acesso à internet e a plataforma virtual de aprendizagem Moodle, e contaram também matériais didáticos convencionais e multimídia como guias de estudo e apostilas, cd-roms e dvds. Em seu discurso, a Diretora Geral da ETF-Palmas, Maria da Glória Santos Laia, falou das potencialidades do ensino a distância. “O grande paradoxo é que essa distância aproxima. Nós que até então trouxemos o aluno para a escola, agora levaremos a escola até o aluno” pontuou Maria da Glória.

Serão destinados mais de dois milhões de reais para seleção e capacitação de professores e tutores, produção e reprodução de material didático, processo seletivo do alunos e estruturação dos laboratórios e salas de aulas. Estão envolvidos no projeto professores, alunos e técnicos da Instituição. “Nossa equipe é multidisciplinar e vai precisar da colaboração de toda a instituição. Temos um desafio imenso e muito trabalho pela frente” disse Liliane Felix, coordenadora do EaD na ETF-Palmas.

Fonte: ETFTO

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS