Graduação

Curso de Agronomia da FAG realiza visita técnica em biodigestor

Acadêmicos do curso de Agronomia da FAG, orientados pelo Professor Davi Silva, realizaram nesta semana, visita técnica com o objetivo de conhecer uma usina de biodigestão, bem como suas várias possibilidades na utilização do gás produzido pelo processo.

O biodigestor está localizado no município de Goianorte-TO, na propriedade do Sr. Raimundo Nonato - que aparece na foto ao lado de uma máquina movida com o gás produzido pelo biodigestor.

O processo de biometanação envolve a conversão anaeróbica de biomassa em metano. A decomposição biológica da matéria orgânica compreende quatro fases: hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese. Esta conversão do complexo orgânico requer uma mistura de espécies bacterianas, as quais podem depender de cada uma para seu crescimento e ocorrer, pela sequencia de quatro reações: hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese. Dependendo da temperatura que o processo está acontecendo, o tratamento de resíduos orgânicos é basicamente de três tipos. A biometanação (produção do gás) com temperatura entre 45 – 60oC é considerada termofílica, a que ocorre entre as temperaturas de 20 – 45oC é a mesofílica. A digestão anaeróbia de matéria orgânica em baixas temperaturas (>20oC) são referidas como digestão psicrofílica (não produz gás metano).

Com esta ação a Faculdade Guaraí-FAG pretende desenvolver diversos projetos e demonstrar por meio da prática a pesquisa e utilização de alternativas para produção de energia.

 


Foto 1 – Sr. Raimundo Nonato, demonstrando a utilização do gás como fonte de energia.

Foto 2 – Professor Davi Silva (camiseta verde), com alguns acadêmicos durante os questionamentos, sobre a prática do processo.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS