Graduação

Unitins formará soldados do Exército que viajarão em missão de paz

A partir da próxima segunda-feira, 19, 30 soldados do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, com sede em Palmas, estudarão francês por meio de uma parceria entre o Exército e a Unitins – Fundação Universidade do Tocantins. As aulas serão ministradas por professores da Unitins e consistem na preparação dos soldados tocantinenses que integrarão a missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. As aulas começam na segunda, às 10 horas, na sede da Unitins.

O curso é um projeto de extensão da Unitins, com o intuito de colaborar com esta importantíssima missão dos soldados tocantinenses. “Vamos trabalhar francês básico e francês intermediário, focado em conversação. Do primeiro ao último dia, haverá conversação em francês, para que eles se acostumem a ouvir e a falar o idioma”, ressaltou o professor Ivan Cupertino.

Recentemente, o Haiti foi devastado por um terremoto que alcançou 7 pontos na Escala Richter. No curso ministrado pela Unitins, os soldados também terão contato com elementos da cultura e do povo Haitiano, assim como características geográficas, econômicas e políticas. “Se eles saíssem daqui apenas sabendo francês, mas sem essa noção de que sociedade é essa, seria mais complicado. Chegando lá, talvez não soubessem se situar bem”, pontuou o professor Cupertino.

“A partir do momento em que você conhece o contexto, isso vai tornar mais fácil essa interação e esse apoio que o exército está levando para a população do Haiti”, completou Ivan Cupertino.

As aulas seguirão até o dia 30 de julho. A cerimônia oficial da aula inaugural do projeto está marcada para o dia 28 de abril, às 19h30, no auditório da Unitins. A presença do reitor André Luiz de Matos Gonçalves está confirmada.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Unitins - Fundação Universidade do Tocantins

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS