A comunidade estudantil da Escola Estadual Dom Alano Marie Du Noday, de Palmas, está ansiosa para utilizar os novos computadores que a unidade de ensino acabou de receber. Os 941 notebooks que fazem parte do projeto UCA – Um Computador por Aluno, do MEC – Ministério da Educação, chegaram à escola nesta terça-feira, 20, e passarão, a partir de agora, a fazer parte da rotina escolar dos 858 estudantes matriculados na escola.
Essa é a segunda etapa do projeto. A primeira aconteceu ainda em 2007, quando uma parte dos computadores foi entregue para a implantação do projeto piloto. Com a chegada dos novos notebooks, cada estudante terá uma máquina exclusiva, para desenvolver atividades escolares.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Monique Wermuth Figueras, na escola, o UCA, está passando por melhorias. Segundo ela, novas parcerias estão sendo firmadas para a implantação de projetos na área científica. “Já temos dois grupos de alunos concorrendo na primeira Mostra Científica da Região Norte, que acontece em Belém (PA). O nosso objetivo é fomentar os estudantes estimulando o espírito da pesquisa, voltada para o desenvolvimento da ciência e tecnologia”, argumenta Monique, ressaltando o suporte técnico que os computadores darão, principalmente com o uso da internet.
UCA – O Tocantins está entre os cinco estados da federação que receberam computadores portáteis para alunos da rede pública, por meio do programa UCA, em parceria entre o MEC e a Seduc – Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins.
Desde o início do projeto, os índices de aprovação melhoraram visivelmente na escola. O aumento registrado nas turmas de 6° ao 9° ano foi de 9,48%, com o total de 96,33% de alunos aprovados. Já para os alunos do ensino médio o aumento foi ainda maior: 16,3%, chegando a 87,58% de aprovação. (Milena Botelho)
Fonte: Ascom / Seduc-TO