Com o tema 200 anos de ensino médico no Brasil, o 46º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem) retorna à Bahia após mais de 30 anos. O evento ocorrerá entre os dias 18 e 21 de outubro, em Salvador, no Bahia Othon Palace e no Pavilhão de Aulas da Federação III da Ufba, ambos em Ondina, reunirá profissionais e autoridades da área de saúde.
"Este ano, o congresso veio para a Bahia, onde o ensino médico teve início há 200 anos, com a fundação da primeira Faculdade de Medicina do Brasil. Nesta 46ª edição, temos um número maior de atividades em relação às edições anteriores. Os trabalhos que participam este ano estão ligados às áreas de práticas pedagógicas, humanização em diferentes cenários de aprendizagem, ensino na atenção básica, no hospital e na residência, gestão das escolas médicas, saúde mental dos estudantes e residentes, programas de formação de professor, pesquisa qualitativa em educação médica e pós-graduação", afirma Maria Luísa Soliani, uma das coordenadoras do evento. A primeira e última vez em que o evento esteve no Estado foi em 1973.
O evento é uma realização da Associação Brasileira de Educação Médica, e está sendo organizado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O congresso também conta com o apoio de diversas Universidades, faculdades e escolas de Medicina.
Está prevista a participação de representates do governo federal (ministérios da Educação e da Saúde), Agência Nacional de Saúde Suplementar, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgãos de saúde dos governos estadual e municipal, Agências Internacionais (OPAS e OMS), dirigentes de Hospitais de Ensino, representantes das Entidades Médicas, diretores, coordenadores de cursos de medicina, docentes e profissionais das diversas áreas da saúde.
Palestras - As atividades científicas terão início na manhã do dia 18 de outubro, às 9h, com a realização do Painel de Abertura: "De volta para o futuro: A educação médica na contemporaneidade". Apresentam o tema a diretora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Maria Luísa Carvalho Soliani, o presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Milton Martins, Sérgio Tavares de Almeida Rego, da Escola Nacional de Saúde Pública e presidente da comissão científica do congresso, além de Bruna Ballarotti, representante da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina. A cerimônia de abertura ocorrerá também no sábado, 18, às 19h, no Bahia Othon Palace, com a presença do governador Jaques Wagner.
A programação vai contar com sessão de pôsteres com a apresentação dos trabalhos científicos que serão avaliados pela comissão julgadora. Outra maneira de estudantes, profissionais e acadêmicos participarem é através de apresentações orais. Ainda estão previstas outras atividades a exemplo de fóruns, conferências, painéis, oficinas, reuniões de grupos de estudos, rodas de conversas e cursos, além de duas apresentações artísticas.
Serviço:
46º Congresso Brasileiro de Educação Medica
Onde: Bahia Othon Palace Hotel e Pavilhão de Aulas da Federação III (PAF III – Ufba), Ondina
Quando: 18 a 21 de outubro
Solenidade de abertura: 18 de outubro, 19h, Bahia Othon Palace Hotel
Maiores Informações através dos sites www.cobem2008.com.br e www.bahiana.edu.br.
Fonte: A Tarde