Graduação

Reitor da Unitins faz um balanço dos 3 meses frente a instituição

Da Redação
Leonardo Maximiano

O poder que o servidor recebe não se encerra em si, mas serve para que ele possa se desencubir da missão que o Estado lhe deu. Com esta frase de Bandeira de Melo, o reitor da Unitins, André Gonçalves iniciou o evento de hoje no auditório da instituição para o lançamento do vestibular 2010 Unitins.

O reitor com o uso da palavra fez um balanço e prestação de contas dos 3 meses frente a Universidade.

Começando pela Comissão multilateral, levantou-se os problemas e possíveis soluções futuras.
Ao assumir, houve a necessidade de se elaborar em regime de urgência um plano de Cargos e Salários que foi convertido em lei pelo Governador do estado Carlos Gaguim, que reconheceu a situação em que se encontravam os servidores. O que foi de extrema importância devido ao fato da pressão exercida pelo Ministério de Trabalho com relação à situação dos docentes da instituição que não haviam passado por concurso público.

Hoje, segundo André, não existe local mais seguro para se trabalhar em termos de salário do que na Universidade do Tocantins. A instituição através de seu convênio com o Governo do Tocantins se mantém firme financeiramente até o final do ano sem nenhum problema garante André.

A situação da Unitins perante o MEC era tamanha que foi necessário levar fotos das posses dos conselhos universitários, para que houvesse provas de tais fins. Toda a documentação pertinente também foi apresentada, como prova da confiança do MEC, no lançamento da pedra fundamental do projeto de renovação da Unitins, estiveram presentes o Ministro da Educação e o Secretario de Ensino a Distância responsável pelo descredenciamento da Unitins.

Almejando por um futuro mais desenvolvido a solicitação de uma área para remanejo da Unitins foi prontamente atendida pelo Governador do Estado. O Próprio MEC. Segundo o reitor, já disponibilizou R$ 3 milhões e existe uma promessa de que nas próximas semanas mais R$ 6 milhões sejam acrescentados a esta cifra.

Com relação à aquisição de recursos, o que não tem sido fácil, a Unitins possui excelente material humano, pesquisas fundamentadas e capacidade de alocar esses recursos com a iniciativa privada.

A Unitins tenta resgatar a integração com outras instituições como por exemplo a UFT, que por meio de termos de cooperação, os estudantes de Jornalismo da UFT podem usar os laboratórios e estúdios da Unitins sem nenhum problema.

Para o mês de Agosto o convênio com a Universidade Aberta do Brasil, UAB, já está valendo para os cursos de Letras e Pedagogia que oferecerão 200 vagas gratuitas e a distância.

Na modalidade presencial, foi lançado hoje o edital para os cursos de Direito, Ciências Agronômicas, Sistemas de Informação e Serviço Social, todos com 40 vagas presenciais e gratuitas. Os cursos foram selecionados baseando-se na demanda de procura por parte dos alunos. A proposta da Unitins não é quantidade e sim qualidade segundo André.
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS