Quarenta e dois reitores de universidades do Brasil, de Portugal e da Espanha debateram nesta segunda-feira (20) como aumentar a cooperação acadêmica. O encontro foi realizado na cidade do Porto.
A reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Malvina Tuttman, ressaltou as vantagens de acordos entre centros dos três países e pôs como exemplo as iniciativas, já em andamento, para a formação de enfermeiras.
O reitor da Universidade Politécnica de Madri, Javier Uceda Antolín, inaugurou o debate, em que se abordaram fórmulas para revitalizar a troca acadêmica e cultural entre instituições de educação superior dos três países.
Os reitores destacaram o interesse por promover a excelência em educação e pesquisa nas universidades, que há oito anos colaboram através de um consórcio nascido no Grupo Tordesilhas, impulsionado pelo espanhol Grupo Santander.
O reitor da anfitriã Universidade do Porto, José Marques dos Santos, assinalou o objetivo de iniciar organismos que reconheçam doutorados nos três países, de modo que seja indiferente onde se inicie e termine o processo formativo dos estudantes.
Neste sentido, Uceda Antolín ressaltou que essa iniciativa facilitará a mobilidade estudantil entre esses países ibero-americanos.
O Grupo Tordesilhas nasceu em junho de 2000 durante o primeiro encontro de reitores de universidades dos três países, em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil.
Fonte: EFE