Cultura

Unitins: Cinema & Literatura apresenta Crash – No limite

Na próxima quarta-feira, 16, às 19h, no auditório da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, em Palmas, acontece mais uma edição do programa Cinema & Literatura, dessa vez, sob a direção das professoras Rosangela Fernandes de Souza e Silvana Lovera Silva.

O projeto é uma idealização do núcleo de Letras e tem como objetivo criar um canal de debate sobre cinema e literatura, de forma contínua e aprofundada. No entanto, explica a coordenadora do Projeto, professora Cristiane Jordão, que nessa edição, excepcionalmente, “será uma análise a partir de um filme, diferente de outras vezes, que partíamos de um livro”.

A proposta, segundo Rosângela, é “apresentar uma análise do enredo de narrativa não-linear e a complexidade da estrutura do filme. A presença de várias histórias diferentes, próprias e independentes, mas que acabam se cruzando em determinado momento pelos conflitos em comum vividos por todos eles (personagens), formando uma teia, além do descentramento da narrativa, que foi tema da minha Dissertação”.

“Tudo começou como um estudo de Mestrado da Uned (Universidade Nacional de Educação a Distância, da Espanha), com a disciplina Narrativa Digital, e nessa disciplina estudamos a parte da não-linearidade e o professor nos recomendou alguns filmes com essas características. E Crash me interessou muito. É um filme que prende a atenção do começo ao fim. Não é o tipo de filme que você vai assistindo e vai prevendo as próximas cenas”, afirma Rosângela.

O Cinema & Literatura é uma parada obrigatória na programação cultural de Palmas. E, por ser uma atividade ligada à Pró-reitoria de Extensão, o participante recebe certificado. O auditório da Unitins possui modernas instalações e tem capacidade para 180 pessoas. A entrada é franca.

O Filme
"Em Los Angeles ninguém te toca. Estamos sempre atrás do metal e do vidro. Acho que sentimos tanta falta desse toque, que batemos uns nos outros só para sentir alguma coisa" , é uma fala marcante e nevrálgica do filme Crash, do estreante diretor canadense Paul Haggis.

A première do Crash aconteceu no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), em setembro de 2004, e foi lançado internacionalmente em 2005. Crash é um filme muito premiado recebendo, inclusive, três prêmios no Oscar 2006: Filme, Roteiro original e Edição.

Um policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha são alguns dos personagens que vão se cruzando e entrelaçando seus caminhos na trama. Sandra Bullock, Brendan Fraser, Ryan Phillipe, Thandie Newton, Don Cheadle e Matt Damon, entre outros, compõem o elenco reunido por Haggis para contar a saga das relações interpessoais e inter-raciais na cidade de Los Angeles.

TWITTER