Tecnologia

Tocantins participa de Fórum sobre cidades digitais e banda larga

A secretária Estadual de Ciência e Tecnologia do Tocantins, Márcia Barbosa participa nesta quinta-feira, 17, e sexta-feira, 18, do II Fórum Nacional de Cidades Digitais em Brasília-DF. No encontro que tem como principal tema "Banda larga e desenvolvimento econômico e social", estará em debate como a infraestrutura de conexão em alta velocidade a ser provida pelo PNBL - Plano Nacional de Banda Larga terá impactos nos municípios brasileiros.

Segundo o idealizador do Fórum, Carlos Calazans nas mesas redondas programadas, será possível entender melhor quais os impactos que a disseminação de banda larga pode ter nas áreas de educação, saúde, tributária, finanças e nas economias locais.

A abertura oficial do evento deve contar com as presenças do presidente da recém-reativada Telebrás, Rogério Santanna, o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados, Marcos Mazoni e do deputado Paulo Henrique Lustosa, membro da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, além de representantes da Casa Civil e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Nos painéis e palestras, serão abordados assuntos como impactos do PNBL nas cidades digitais e o desenvolvimento local que isso pode proporcionar e a regularização e licenciamento da faixa de 450 MHz para uso em áreas rurais, bem como os telecentros e programas de inclusão digital.

O impacto do PNBL nas cidades digitais

Nos painéis e palestras, as discussões vão girar em torno de temas como impactos do PNBL nas cidades digitais e o desenvolvimento local que isso pode proporcionar. Além disso, será explicado o cenário regulatório brasileiro, especialmente o licenciamento da faixa de 450 MHz para uso em áreas rurais, temas que serão abordados pelo gerente de Engenharia do Espectro da Anatel, Marcos Oliveira.

Os telecentros no contexto dos programas de inclusão digital também estarão em debate, com a participação de Luiz Claudio Mesquita Souza, do Serpro, Roosevelt Tomé, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e representantes da Caixa e do Banco do Brasil, que vão apresentar o que o governo e suas empresas vêm fazendo em termos de instalação desses espaços.

Softwares de gestão e eficiência para municípios e outras aplicações possíveis para as cidades digitais serão apresentados por empresas fabricantes de tecnologia para o setor, como a BGH, Cianet, Huawei, Minascontrol, Motorola, Netservice, Oracle, Parks e WXBR. Também serão conhecidos cases de sucesso de municípios que optaram por se digitalizar, como a cidade de Anápolis, em Goiás.
Fonte: Ascom Secretaria de Ciência e Tecnologia-TO
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS