Da Redação
Leonardo Maximiano
Hoje, dia 20 de julho na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Palmas, o decreto que institui o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) no âmbito da administração pública municipal foi assinado pelo prefeito Raul Filho. Na ocasião foi assinada também a ordem de serviço para construção do Centro de Tecnologia da Informação (Cetipa).
O Centro será construído ao lado do Paço Municipal e contará com uma Sala de Treinamento, com capacidade para 35 pessoas, data Center, salas de desenvolvimento de sistemas, de gerenciamento de redes, de apoio, de manutenção e local para um grupo gerador de energia.
O CETIPA será construído com verbas do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM) e terá cerca de 400 metros quadrados. O custo estimado da obra é de aproximadamente R$ 470 mil.
Segundo Alcídio Fernandes, Diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento e Gestão de Palmas (Seplag), a capital cresceu e é necessário que a tecnologia acompanhe este momento. Uma forma de se fazer essa reestruturação é centralizar todos os serviços em um local único. O plano diretor de tecnologia da Informação envolve além do CETIPA, projetos como o “Palmas Antenada” e TI Verde.
No "Palmas Antenada" a função não é apenas oferecer internet gratuita aos moradores, mas também novos recursos e serviços. A dinamização dos serviços de internet e intranet favorecerão que se interliguem os demais sistemas usando recursos de Voip, digitalização, videoconferências, monitoramento de segurança, acompanhamento de filas de atendimento de hospitais e postos de saúde, tráfego e semáforos. Tal avanço possibilita o uso de técnicas avançadas de tele-medicina e demais serviços. A comunidade vai também se beneficiar de uma cobertura wireless de 100% da capital e de forma gratuita, podendo também ser inserida no contexto digital através dos tele-centros existentes e futuros a serem criados.
O uso de Tecnologia Verde, servirá além do fundamental trato do meio ambiente no que tange a tratar os resíduos eletrônicos que hoje não são reciclados, como também na redução dos gastos de energia com equipamentos obsoletos e a diminuição da queima de CO2 através da redução de locomoção em veículos, tal ato substituído por acessos remotos de reparo e demais possibilidades produzidas pelas novas tecnologias.
Mas para que tudo isso aconteça é necessário uma estrutura de equipamentos e softwares que colaborem com o projeto. Tal motivo leva a prefeitura a anunciar que migrará para o sistema de softwares livres e abertos, nos mesmos moldes que já adota o Governo Federal. O CETIPA terá todo um processo de gerenciamento de TI agora baseado em normas internacionais e gerenciado por profissionais gabaritados em ITIL, Cobit, CMM, PML e BSC, termos técnicos de gerenciamento e monitoramento em segurança da informação.
Hoje, segundo Alcídio, é necessário que a TI do município crie uma maturidade, e essa é a proposta da diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Palmas-TO