Graduação

X Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário Luterano de Palmas

Educação e ciência são complementares e assim deveriam ser tratadas na sociedade. Fenômenos das mais distintas áreas continuam ocorrendo por toda parte e as pessoas seguem nascendo curiosas e capazes de questionar dos mais simples saberes aos extremamente complexos. O problema é que a comunidade ocidental foi acostumada a mirar ou a apresentar o mundo de forma bipolar, fragmentada, extraído da totalidade inacabada a qual lhe é própria. Além disso, a pressa em concluir determinado projeto torna a trajetória efêmera, cujo resultado é, também, transitório, tornando-se fácil de ser superado por outro que, com a mesma rapidez, se torna substituído por um novo. Assim, o convite para pensar sobre o assunto pressupõe existir uma imensa brecha a ser superada ou um grande vazio a ser preenchido no âmbito da educação e da ciência. Pressupõe, também, a existência de pessoas com desejo de intervir e de transformar tal realidade.

Muitos cientistas, brasileiros e estrangeiros, já falaram e continuam falando sobre o assunto. Por exemplo, Paulo Freire insistiu na necessidade de provocar a curiosidade a fim de que os cidadãos pudessem sentir-se permanentemente desafiados a fazer perguntas, a atribuir sentidos cada vez mais abstratos sobre o que viam para serem autônomos e autores dos próprios textos. Já Pedro Demo reforça que a educação deve ser realizada pela pesquisa. Ou seja, o cidadão deve transformar as tradições e os saberes populares que ocorrem na realidade em eventos de significados profundos os quais possam desdobrar-se em sonhos e em práticas na vida cotidiana.

A X Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário Luterano de Palmas desafia-nos a refletir sobre a precariedade da educação e a elitização da pesquisa em nosso país. E a restabelecer, com novos fios, os entrelaces entre ambas a fim de que a busca, as hipóteses, os questionamentos, os relatos dos acontecimentos e a insaciedade de aprender e de atribuir sentido ao mundo sejam conteúdos na educação praticada. E os resultados das pesquisas sejam transformados, com equidade, em bem-estar e alegria para todos.

Os objetivos da X Jornada são:

* Oportunizar aos jovens perquisadores a apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos;
* Incentivar a pesquisa entre os acadêmicos;
* Proporcionar intercâmbio entre os pesquisadores e estudantes;
* Fortalecer a pesquisa no CEULP/ULBRA;
* Divulgar e debater os trabalhos científicos desenvolvidos pelos discentes nas grandes áreas do conhecimento.

O evento acontes nos dias 1 e 2 de setembro com a seguinte grade de programação:

DIA 01/09/10 – Quarta-feira

NOITE - 19h30min

* Abertura Solene
* Devocional
* Apresentação do Coral do CEULP/ULBRA

20h30min

* Palestra de Abertura: Educação e Ciência
* Palestrante: Erwin Francisco Tochtrop Junior
* Possui Doutorado em Aufbereitung Und Umweltschutz pelo Technische Universitaet Clausthal, Alemanha.
Pós-Doutorado pela Universität Stuttgart, Alemanha.
Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Dia 02/09/10 – Quinta-feira

MANHÃ - 08h às 11h

* Apresentação dos trabalhos de iniciação científica e avaliação pelos consultores

12h

* Entrega do prêmio Jovem pesquisador
* Encerramento


 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS