No último dia 06 e 07 de agosto a Faculdade Católica do Tocantins recebeu a visita da comissão do MEC para o reconhecimento do curso de Sistemas de Informação. Diante de tal fato, a notícia para a comunidade acadêmica da FACTO não poderia ser melhor considerando o resultado obtido.
O MEC divulgou por meio de seu sistema o reconhecimento do curso de Sistemas de Informação na manhã desta sexta, classificando-o com nota 4, sendo que a nota máxima é 5. Isso significa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2006 pela instituição que preza pela qualidade de ensino, além do suporte a pesquisa e extensão, com a promoção de eventos como o Workshop de Sistemas de Informação da FACTO.
O curso teve início em 2006, sob a coordenação do professor MsC. Igor Yepes, nascendo com o intuito de promover a oferta de qualificação voltada a área de tecnologia da informação, no qual o foco era o desenvolvimento de software livre, além de possibilitar uma visão ampla dos conceitos computacionais importantes no mercado. Com professores gabaritados e de notório saber o curso passa a promover um referencial de qualidade que o destaca no Estado.
O professor MsC. Cláudio de Castro Monteiro foi outro professor que promoveu o crescimento do curso, ele foi o sucessor do professor Igor na coordenação do curso. Tal período marca também o fortalecimento da Faculdade Católica do Tocantins como produtora de conhecimento, por meio da pesquisa que passou a ser realizada nos diversos grupos temáticos instalados no NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação), sendo uma marca registrada do curso que anualmente publica vários artigos produzidos por professores e alunos em trabalho conjunto.
Agora sob coordenação do professor MsC. Alex Coelho o curso passa por momento de consolidação, formando egressos comprovadamente competentes e eficazes que podem optar tanto pela vida acadêmica (como é o caso de ex-alunos que estão cursando mestrado em universidades renomadas como Unicamp, PUC-Minas e UEL - Universidade Estadual de Londrina) quanto os que escolhem o cotidiano de um profissional de informática nas diversas áreas existentes. “Nada disso seria possível se a Faculdade Católica do Tocantins não ofertasse o necessário para a formação destes profissionais no que se refere à estrutura física e técnico -pedagógica. Isto é resultado de uma política institucional aplicada pela Direção e colegiado do curso que demonstram a preocupação e seriedade com o desenvolvimento profissional dos alunos, o que pode ser percebido por meio dos egressos, que realmente fazem a diferença no mercado e que são o retrato da Católica junto a comunidade” comenta o professor Alex.
O resultado obtido coloca a Faculdade Católica do Tocantins, em especial o curso de Sistemas de Informação como um dos melhores da região centro-norte do País. Foram avaliados itens como o corpo docente e a estrutura da Faculdade obtendo notas que demonstram o diferencial da Católica do Tocantins que é a qualidade do ensino prestado aos alunos. Nas diversas dimensões avaliadas a Católica do Tocantins obteve notas diferenciadas que demonstram a seriedade do trabalho que está sendo realizado, culminando na colaboração para o crescimento e construção do Estado. No início do ano a Faculdade Católica já havia obtido nota 4 no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), exame este que é realizado no momento de ingresso e saída dos alunos avaliando o real aprendizado dos alunos do curso de Sistemas de Informação.