Acontece hoje o segundo dia da Digital Age 2.0 em São Paulo. Evento quer derrubar os últimos paradigmas do velho mundo analógico da publicidade e do marketing e colocar em discussão o presente e o futuro da comunicação digital, considerando um cenário definitivo para a transição do analógico para uma realidade totalmente digital e conectada.
Para Guy Kawasaki, escritor e investidor que palestrou no primeiro dia do evento, na rede social de 2010, tal como ocorreu com a internet em 1995, adotar uma postura de “esperar para ver” não é a melhor estratégia. Ele cita como exemplo o Twitter, como empresas podem tirar proveito das novas possibilidades de interação digital.
Kawasaki é bastante tático na forma como usa o microblog. “A primeira coisa que se pode fazer com o Twitter é descobrir o que andam falando de você. Com a busca do Twitter, eu posso conhecer o sentimento que meus clientes, meus potenciais clientes e meus concorrentes têm manifestado”, conta.
O investidor - que também é dono de uma startup de Internet, o agregador de notícias AllTop – explicou como faz buscas no Twitter para selecionar apenas mensagens enviadas de ou para determinada conta, filtrando os resultados por meio de uma palavra-chave. “Antes das redes sociais, isso seria considerado espionagem”, considera.
Como consumidor, Kawasaki descreveu sua experiência com a empresa aérea Virgin America. “Reclamei da comida no Twitter, dentro do avião (que têm Wi-Fi) e, assim que desembarquei, já obtive resposta da empresa. Não sei como é no Brasil, mas nos EUA se você menciona uma empresa (no Twitter) e diz que teve problemas com ela, ela lhe procurará.” (Com informações do IDG)