Ensino Geral

MEC divulga novo conceito para cursos de graduação


O Ministério da Educação (MEC) divulgou no dia 05 de Agosto, a criação de um novo conceito para avaliações das instituições de ensino superior. Chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Diferentemente das edições anteriores do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade), baseadas apenas em prova aplicada aos alunos de graduação, neste ano, a inclusão do CPC leva em conta o corpo docente, a estrutura física das instituições e projeto pedagógico.
A partir do dado, o MEC poderá liberar instituições da visita in loco para as que alcançaram avaliações entre 3 e 5, concentrando os deslocamentos em instituições com menores notas.
“Antes, dentro da avaliação do Enade, não havia relações entre prova, corpo docente e a percepção dos alunos sobre infra-estrutura de sua instituição e o currículo do seu curso. Era comum cursos que tiveram nota E serem avaliados por comissões in loco como muito bom. Portanto, o CPC permitirá à instituição ganhar independência, além de fazer com que o MEC concentre seus esforços nas instituições com menores notas”, declarou o ministro Fernando Haddad.
O conceito preliminar de curso é formado por 40% sobre a média geral do curso e instituição no Enade, 30% sobre o conhecimento acumulado pelos alunos ao longo do curso, medido com provas no início e no final da graduação, e 30% com base nos títulos dos professores, como doutorado e mestrado, e a infra-estrutura da instituição. Ao final da avaliação, são definidas notas em escala de 1 a 5.

 Fonte: MEC

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS