Ambiente

Conheça o projeto Eco-Cegonha da prefeitura de Palmas-TO

O município de Palmas viverá uma nova fase no cenário ambiental a partir da próxima quarta-feira, 1º. É que no mês em que se comemora o Dia da Árvore, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah) em parceria com o Hospital e Maternidade Dona Regina relançará o projeto Eco-cegonha.

O evento acontecerá às 14h30, no pátio do hospital, local em que será executado o projeto. Para cada criança nascida na maternidade uma muda de árvore frutífera, nativa ou de sombreamento será entregue à família para que seja plantada na residência do recém-nascido.

Para os que não dispuserem de espaço para efetuar o plantio, a Diretoria de Meio Ambiente da Sedumah indicará um local apropriado à família, como áreas verdes, praças ou margens de córregos, auxiliando na recuperação da mata ciliar.

“Plantar uma árvore no nascimento do filho, além de ser um marco, é um exercício de consciência ambiental que contribui com a arborização da cidade e preservação do meio ambiente”, defende a diretora de Meio Ambiente da Sedumah, Sandra Sonoda.

Eco-Cegonha
Lançado em julho de 2007, o projeto foi paralisado em meados de 2009, pois a Diretoria de Meio Ambiente da Sedumah em acordo com o Hospital e Maternidade Dona Regina decidiram reativar o projeto somente quando a maternidade fosse desmembrada do hospital, o que facilitaria a logística do projeto, já que a equipe da diretoria se deslocava várias vezes por dia para atender a todos.

Com a reforma do sistema do Hospital Dona Regina, o Eco-Cegonha contará com um espaço físico dentro da maternidade onde ficarão os certificados e o viveiro que terá capacidade de 100 mudas e será reabastecido semanalmente pela Sedumah. Com isso, a família será atendida de imediato, ao receber alta.

Durante o período de atendimento, o projeto contemplou cerca de 800 famílias e com essa nova roupagem, estima-se atender aproximadamente cinco mil famílias anualmente. ( com informações de Isis Coutinho)

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS