A procura por novos compostos com uma grande variedade de benefícios ao organismo tem aumentado através dos anos. O desejo de prevenir doenças do Século XXI é almejado pela grande maioria da população, preocupada com sua saúde.
Fonte de diversos nutrientes e Vitaminas, o açaí tem demonstrado sua elevada capacidade da melhora da qualidade de vida, se for consumido frequentemente. Por tais motivos, o açaí tem despertado grande interesse no mercado mundial de alimentos, se expandindo para os mais distantes paises do mundo.
É na região amazônica, que se destaca o fruto do açaizeiro, mais conhecido como açaí (Euterpe oleracea Martius), sendo extremamente relevante para o desenvolvimento agroindustrial da região.
No Norte do Brasil seu uso se faz, em geral, na forma de sorvetes, cremes, geléias, licores e mingaus, ou ainda combinado com outros alimentos regionais. Já na região do Belém do Pará, faz parte da dieta habitual dos consumidores, tornando-se assim a bebida símbolo do Estado do Pará; podendo ser consumido com farinha de mandioca, associado a carne, camarão ou peixe. Nas outras regiões do Brasil, o açaí é consumido como uma bebida que fornece energia, geralmente na companhia de frutas e com xarope de guaraná; porém há ainda as variações em pó, suco concentrado, suco in natura, néctar de açaí e vinho, podendo também, ser aproveitado, para a extração de antocianinas e corantes.
Atualmente, vêm acontecendo muitos estudos relacionados à polpa desse fruto, em função de seu elevado valor sensorial e nutritivo. Sua porção comestível é considerada pequena. Já em relação às calorias, a fruta demonstra-se ser essencialmente energética e com alto valor calórico, consequentemente.
Apresentando propriedades nutricionais importantes, o açaí, possui cerca de 247 kcal/100 g de polpa, procedentes da grande quantidade de amido e lipídeos que o fruto contém. Sendo este último o principal componente do açaí em termos quantitativos, pois os lipídeos fornecem 90% das calorias presentes dentro da referida bebida. Devido ao perfil lipídico do açaí ser muito bom, o consumo do mesmo, assegura um melhor aproveitamento em ácidos graxos mono e poliinsaturados, sendo bastante parecido com o azeite de oliva.
Em relação ao conteúdo protéico, o açaí possui elevado teor deste macronutriente; tornando-o assim, uma fonte de proteína, diferentemente das demais frutas. O amido é a fonte energética de carboidratos do açaí, e as fibras, principalmente as insolúveis estão em abundância nesse fruto, podendo atingir facilmente a quantidade recomendada diariamente (35g). Contribuindo assim, no trânsito intestinal, podendo prevenir o câncer do cólon; além disso, as fibras estão associadas com ações positivas sob o IMC, pois seu consumo promove uma redução na ingestão de calorias.
Além de ser rico em Vitamina E (antioxidante natural), o açaí é abundante em potássio e cálcio. Sendo também uma boa fonte de magnésio, um mineral muito importante que desempenha papel fundamental no organismo humano.
Os polifenóis, presentes no açaí, possuem propriedades antioxidantes, e têm também a capacidade de proteger componentes celulares vitais do estresse oxidativo. Sendo o seu consumo regular associado na prevenção de muitas doenças crônicas, como a hiperlipidemia, as doenças cardiovasculares e o câncer.
O fruto tem elevado teor de antocianinas, que possuem vários efeitos fisiológicos, como capacidade antioxidante, propriedade antiinflamatória, promovem vasodilatação favorecendo a melhor circulação do sangue, inibem crescimento de células cancerígenas, atuam na prevenção da hiperglicemia, melhoram a adaptação da visão noturna e previnem a fadiga visual. Tendo em sua composição 33 vezes mais antocianinas que a uva.
O açaí é um excelente alimento a ser incorporado nas refeições dos indivíduos com baixo peso, em especial a faixa etária infantil, por ser altamente calórico. A ingestão dessa polpa, rica em lipídeos essenciais e de boa qualidade nutricional, e em certos minerais, podem contribuir para garantir o desenvolvimento e bom funcionamento do organismo humano em geral, uma vez que esses nutrientes participam de várias reações metabólicas importantes no organismo.
Com tantos benefícios, a fruta parece ter saído do laboratório dos nutricionistas, encomendada pela geração saúde. Perdendo apenas para a Castanha-do-Pará, o açaí segue como a fruta mais nutritiva da Amazônia.
Artigo produzido por Dra. Nathália Bertuol. Dúvidas sobre o assunto podem ser tiradas pelo e-mail [email protected]. Faça uma visita em seus consultórios: Palmas – Ed. Castelo dos Brinquedos, Sala 22 e Paraíso do Tocantins – Spa Innovare. Telefone: 8404-7636 e 8139-0099.
Gostou do assunto? Deixe seus comentários ou dúvidas e leia os próximos textos da Dra. Nathália Bertuol aqui no Vitrine.