A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) esteve presente no I Encontro Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis do Tocantins, que terminou na última sexta-feira (10). O evento, que teve como tema “Coleta seletiva com inclusão dos catadores”, aconteceu na Escola de Tempo Integral Pe. Josimo, em Palmas/TO, e reuniu representantes das cooperativas e associações de catadores dos municípios de Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.
No encontro, além de ser abordada a organização política do movimento de catadores no Tocantins frente a nova legislação nacional de resíduos sólidos, houve a elaboração de uma carta de reivindicações e propostas, que foi encaminhada ao Governo Estadual.
A técnica em assuntos educacionais da Coordenação Regional da Funasa no Tocantins (Core/TO), Fernanda Cohim, considerou que as discussões apresentadas durante o evento demonstraram a necessidade da Funasa investir ainda mais na cooperação técnica com cooperativas e associações de catadores e com os municípios, assim como ampliar parcerias nas ações de resíduos sólidos.
A coordenadora regional substituta da Funasa no Tocantins, Selestina Delmundes, afirmou que a Core/TO vai continuar se empenhando para que ações de resíduos sólidos sejam postas em prática a fim de que se obtenha resultados conforme proposto nas políticas públicas voltadas para essa área.
Fonte: Ascom/Coordenação Regional da Funasa no Tocantins (Core/TO