Tem dias que acordamos inspirados no amor, porém.. em outros nem tanto! E para isso existem alguns alimentos que aumentam nosso apetite sexual. São os alimentos Afrodisíacos, que remete à Afrodite, a deusa grega do amor, da virilidade e da beleza, dona de um forte poder de sedução.
Alguns alimentos são considerados afrodisíacos apenas por causa de sua forma ou seu aroma, mas existem os que têm mesmo uma base química para tais alegações.
O alho, por exemplo, é considerado afrodisíaco apenas por uma tradição chinesa, porém deve ser consumido com cuidado, pois seu excesso pode causar mau hálito. Já o gengibre tem esse rótulo por causa de seu aroma, porém ele também estimula o sistema circulatório. O chocolate tão amado pela maioria da população, libera um hormônio chamado serotonina, que é uma substância que causa “bem-estar”. Essa substância ocorre normalmente no corpo e é liberada pelo cérebro quando estamos felizes e apaixonados, ou seja, o chocolate então causa a mesma euforia que sentimos quando estamos amando. Porém o que deve ser usado é o meio amargo ou o amargo.
Algumas frutas também são consideradas afrodisíacas, como a Banana, que além do seu formato, ela também é rica em potássio e vitaminas do complexo B, que são necessárias para a produção dos hormônios sexuais. Já o morango, baunilha e canela talvez sejam considerados afrodisíacos pela tradição, já que o morango com chantily é sexy e os aromas de canela e baunilha também. Fazendo com que nossos sentidos sejam estimulados. O mamão é um alimento estrogênico, que quer dizer que ele tem compostos que agem como o hormônio feminino, o estrogênio, podendo ajudar assim na libido da mulher.
Têm também alguns alimentos picantes como o curry, que é visto como afrodisíaco porque aumenta a frequência cardíaca e eleva a sudorese, sendo essas reações físicas similares as experimentadas durante o sexo. Existe também uma substância chamada feniletilamina que é responsável pela sensação de prazer, sendo encontrada em alimentos como a catuaba, ginseng e cacau.
A pimenta é tida como um dos alimentos mais afrodisíacos, pois ela gera algumas reações no corpo que também são semelhantes àquelas vivenciadas quando acontece o ato sexual, como por exemplo, a transpiração, e o aumento da circulação sanguínea e da frequência cardíaca. A substância responsável por essas reações no organismo é a capsaicina, que também é um ótimo analgésico. Outro efeito também do consumo da pimenta, é uma irritação dos órgãos genitais e da região urinária que causa sensação semelhante à excitação sexual.
Existem muitos outros alimentos considerados afrodisíacos, porém os frutos do mar estão entre os que mais apresentam essa função, pois são ricos em zinco, um mineral essencial para a produção de testosterona e esperma, sendo a ostra considerada a com maior potencial, por ser a mais rica em zinco.
Com essas dicas, podem ser feitos vários pratos afrodisíacos como um bom peixe temperado com alho e preparado com gengibre e pimenta e de sobremesa uma salada de frutas com mamão, banana, morango e raspas de chocolate meio amargo. É só dar asas a imaginação e aproveitar a noite e o final de semana!!
Artigo produzido por Dra. Nathália Bertuol. Dúvidas sobre o assunto podem ser tiradas pelo e-mail [email protected]. Faça uma visita em seus consultórios: Palmas – Ed. Castelo dos Brinquedos, Sala 22 e Paraíso do Tocantins – Spa Innovare. Telefone: 8404-7636 e 8139-0099.
Gostou do assunto? Deixe seus comentários ou dúvidas e leia os próximos textos da Dra. Nathália Bertuol aqui no Vitrine