A 9ª edição do Festival de Cinema de Palmas (CHICO) já tem data para acontecer. O evento rola entre os dias 30 de outubro a 02 de novembro e está com inscrições abertas no período de 27 de setembro a 23 de outubro tanto para a categoria Pocket Movie quanto para as categorias Melhor Curta Tocantins e Melhor Curta Brasil.
Segundo Juliane Almeida produtora executiva do Festival de Cinema de Palmas (CHICO) o evento busca promover e fomentar o cinema local, ampliar o acesso ao cinema nacional e estabelecer redes de cooperação no setor audiovisual.
"Isso é o que o Chico sempre buscou em suas nove edições. Quer dizer: integrar os agentes do audiovisual e manter uma ponte entra o cinema e a sociedade são as prerrogativas do festival", conta.
O sítio eletrônico do Festival Chico estará disponível em breve, e as inscrições de trabalhos serão realizadas por meio deste. Nesta 9ª edição, os vídeos curtíssimos (categoria Pocket Movie) serão selecionados exclusivamente pela web por meio de enquetes semanais no www.festivalchico.com, e a premiação será concedida pelo Júri Popular presente nas exibições.
Compõem a programação do Chico 2010: dois dias de exibição audiovisual e um dia de premiação e shows musicais no Canto das Artes – em Taquaruçu, mais um dia de círculos setoriais de debate no Memorial Coluna Prestes – em Palmas.
O melhor vídeo curtíssimo terá como prêmio um celular com câmera filmadora, e o melhor vídeo tocantinense terá como prêmio serviços e equipamentos e projeto em vídeo com uma semana de execução.
Novidades
Em relação às novidades Juliane adianta que programação que prevê exibições, debates e oficinas, terá a lista definitiva será divulgada no mês que vem através do site oficial.
A produtora afirma que uma das maiores diferenças da edição 2010 para os anos anteriores é o estreitamento com o circuito cineclubista, especialmente o circuito do norte.
"Traremos para o evento o coordenador da Federação Paraense de Cineclubes, por exemplo: o Pará é o único estado do norte que atingiu esse nível de articulação dentro do movimento cineclubista. Uma vez que o Chico está entre os festivais do norte com maior número de edições, isso é um posicionamento natural. A vocação do Festival Chico, sem dúvida, se atrela ao norte e à Amazônia", diz Juliane.
Nesta edição, o Festival vai dar dois prêmios que, de fato, fomentam o audiovisual. Um celular com filmadora de alta resolução para o vencedor da categoria Vídeo de Bolso, e uma semana (comercial) para usar equipamentos e serviços numa produtora para o vencedor da categoria Melhor Vídeo Tocantins. Ou seja: os vencedores não voltam apenas com um troféu pra casa - voltam com o próximo filme.
Além das ongs Casa da Árvore e Canto das Artes e da Publicult, o Chico 2010 conta com a parceria do Sesc (TO) e da Fundação Cultural do Tocantins.
Confira o que ja aconteceu no CHICO
Fonte: www.festivalchico.com.br