Você já deve ter reparado na variedade de produtos existentes hoje em dia nas prateleiras dos supermercados. Diferentes sabores, cores, formatos, texturas, embalagens. Diets, lights, funcionais... e por aí vai. Quem são os profissionais responsáveis por esses alimentos?
Acertou quem respondeu: o engenheiro de alimentos. O engenheiro de alimentos é responsável pelas técnicas utilizadas durante a fabricação, conservação, estocagem e transporte de alimentos industrializados, podendo atuar também no desenvolvimento de equipamentos e embalagens. Além disso, é ele que vai definir o prazo de validade do alimento, com base em análises físicas, químicas e microbiológicas.
Mas não só os alimentos industrializados estão sob a tutela destes profissionais. O engenheiro de alimentos é responsável por elaborar alimentos seguros, e também por garantir a segurança alimentar à população, ou seja, assegurar alimentos de qualidade a todas as pessoas. E por isso, um dos grandes desafios da profissão é diminuir as perdas pós-colheitas, por meio de diversas técnicas de conservação que objetivam manter a qualidade de produtos vegetais (grãos, frutas e verduras) pelo maior tempo possível.
Jornais, revistas e sites estão recheados de notas sobre a relação entre saúde e alimentação. Nutricionistas, preocupados com a interação dos alimentos com os processos metabólicos e fisiológicos dos indivíduos propõem políticas alimentares que melhorem a qualidade de vida. Nesse sentido, o engenheiro de alimentos atua desenvolvendo novos produtos. Alimentos com baixo teor de calorias, com alto teor de fibras, com microrganismos que prometem regular o trânsito intestinal ou que atendam as necessidades de grupos especiais (idosos, gestantes, crianças, atletas, diabéticos, indivíduos com intolerância alimentar), estão entre as novidades do mercado alimentício.
O dia do engenheiro de alimentos é comemorado no dia 16 de outubro, juntamente com o Dia Mundial da Alimentação. No site da Associação Brasileira de Engenharia de Alimentos você poderá encontrar outras informações sobre o perfil do profissional, mercado de trabalho e universidades que oferecem o curso.
Artigo produzido por Marta Pavlak. Engenheira de Alimentos e Mestre em Agroenergia pela UFT.
Professora do CEULP/ULBRA. Dúvidas sobre o assunto podem ser tiradas pelo e-mail [email protected]. Conheça um pouco mais sobre Pavlak na plataforma lattes.
Gostou do assunto? Deixe seus comentários ou dúvidas e leia os próximos textos de Marta Pavlak aqui no vitrine.