Ensino Geral

Alunos e escolas da rede pública são premiados em concurso de desenho e redação

"A corrupção não deixa o país ir pra frente, não é uma coisa boa para o Brasil". Essa é a declaração de Aléxia Lara Freitas, aluna do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Juscelino Kubtschek, de Presidente Kennedy. Ela foi uma das premiadas da etapa estadual do 2º Concurso de Desenho e Redação da CGU – Controladoria Geral da União, na cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, 25, no Ministério Público Estadual.

Com o tema "O que você tem a ver com a corrupção?" alunos de todo o estado participaram do concurso que tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, além de promover a reflexão e o debate sobre esse tema no ambiente escolar. O concurso foi dividido em duas categorias: Desenho – alunos do 1º ao 5ª ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares; e Redação – alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares.

"O concurso é uma forma de trazer essa discussão pra dentro da escola, incentivando e criando um novo cidadão focado na ética e nos valores do ser humano", destaca Profª Dorinha Seabra Rezende, secretária da educação e cultura do Tocantins e presidente do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação.

Estudantes, professores e escolas vencedores desta etapa estadual participam da etapa nacional, a qual os ganhadores receberão computadores, troféus e certificados, além da viajarem para a cerimônia de premiação, que acontece no dia 4 de dezembro, em Brasília, durante as comemorações ao Dia Internacional Contra a Corrupção.

Para a diretora do Colégio Estadual Padre Gama, de Monte do Carmo, uma das vencedoras na categoria "Escola Cidadã, o prêmio é presente para a unidade. "Esta premiação é um reconhecimento que nossa escola recebe, pelo trabalho desenvolvido através de palestras, vídeos e outros meios, dentro da temática de combate à corrupção", conta.

A Seduc – Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins – confeccionou 60 mil cartilhas para serem distribuídas e trabalhadas pelos professores em todas as escolas do Estado. A iniciativa do concurso é uma parceria do Conamp – Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, CGU – Controladoria Geral da União, CNPG – Conselho Nacional de Procuradores Gerais, Ministério Público Estadual, Associação Tocantinense do Ministério Público e Consed.

No dia 9 de dezembro, Dia Internacional Contra a Corrupção, será organizado um "varal" para a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos tocantinenses que concorreram na fase estadual, no Espaço Cultural, em Palmas, durante todo o dia.

 

VENCEDORES

Desenho
Aluna: Junia Gomes Wetmann
Escola: Dom Bosco
Município: Palmas
Professor responsável: Prycylla Matos

Redação I
Aluna: Aléxia Lara Freitas
Escola: Colégio Estadual Juscelino Kubtschek
Município: Presidente Kennedy
Professor responsável: Dauzirene Nascimento Oliveira

Redação II
Aluna: Nicolas Kemerich de Moura
Escola: Ulbra/Palmas
Município: Palmas
Professor responsável: Marília Corrêa Veloso

Redação III
Aluna: Jéssica Auanne Rodrigues de Almeida
Escola: Dom Bosco
Município: Palmas
Professor responsável: Joel Rodrigues de Almeida

Escola Cidadã (3 selecionados)
Escola Estadual São Pedro – Araguanã
Colégio Estadual Padre Gama – Monte do Carmo
Instituto de Ensino Dom Bosco do Tocantins – Palmas

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação e Cultura-TO



 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS