Despertar em professores e estudantes do ensino médio e superior o interesse pela inovação e a criatividade. Este é um dos objetos das oficinas de Robótica Educacional, de Utilização do Software GEOGEBRA no Ensino Médio, Criação de Games 2D e de Tecnologias Sociais que se iniciaram nesta quarta-feira, 20, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Tocantins que segue até o dia 24 em Palmas.
Na oficina de “Robótica Educacional” os participantes aprenderam na prática como produzir pequenos equipamentos de robótica a partir de matérias recicláveis como peças velhas de computador, aparelhos eletroeletrônicos e até papelão, que podem aguçar a aprendizagem e o conhecimento.
O estudante do curso de Sistema para Internet do IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Gomes, se inscreveu na oficina. “A iniciativa é uma ótima oportunidade para despertar em nós alunos o interesse para áreas de tecnologia, pesquisa e inovação científica”, destacou.
"A oficina veio trazer uma forma do aluno inovar. E através dessa inovação, construir um novo saber. Por meio da robótica o estudante aprimora o aprendizado se inserindo nas novas tecnologia.“ Destacou a professora Kellen Camargo, que é especialista em Informática Educacional e foi responsável pela oficina sobre Robótica.
Curta Metragem
Também na quarta-feira, 20, aconteceu o julgamento dos vídeos inscritos no Concurso de Curta Metragem – “Curta Ciência”; da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os vídeos produzidos a partir de aparelhos celulares ou câmera digital abordaram assuntos ligados ao tema de evento deste ano, “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Os três melhores trabalhos vão ser premiados na próxima terça-feira, 25, às 15h no auditório do IFTO. Na solenidade ainda serão conhecidos os vencedores dos concursos da 4ª Gincana Tecnológica – “Desafio Tecnológico”; 1º Concurso de Quadrinhos – “Quadrinhos da Ciência” e o Concurso de Maquete – “Casa Sustentável”.
A premiação será: 1º lugar um notebook para cada aluno integrante da equipe e outro para o professor orientador; 2º lugar um Mp5, um para cada aluno integrante da equipe e outro para o professor orientador. O 3º lugar ganha um Mp4, um para cada estudante e outro para o professor orientador.
Fonte: Ascom SECET