Com informações do Portal IG
A cada três anos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza uma avaliação dos cursos de mestrado e doutorado do País. Os resultados da análise feita em 2010 de 2.718 programas – que incluem 4.099 cursos de mestrado, doutorado e, às vezes, mestrados profissionais – podem ser consultados em ferramenta criada pelo iG.
Cada programa recebe uma nota de 1 a 7, sendo que as notas 1 e 2 descredenciam os cursos. A avaliação 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade, 4 é dada a um programa com bom desempenho e 5 é a nota atribuída para um nível muito bom. As notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.
Receberam notas 1 e 2 este ano 75 programas, que não estão na lista publicada. O Capes não divulgou os nomes dos mestrados e doutorados mal avaliados, porque as universidades têm um prazo para apresentar recurso antes de os cursos serem descredenciados. Já no topo da relação estão 112 programas, espalhados em 22 universidades, com a nota máxima: 7.
CAPES: Avaliação Trienal dos programas de Pós-Graduação 2010
A Universidade Federal do Tocantins recebeu as seguinte notas: Clique para ampliar
CAPES: Avaliação Trienal dos programas de Pós-Graduação 2010