Do Terra
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira que o Brasil tem 24 cidades sob risco de um surto de dengue e outros 154 municípios, incluindo 14 capitais, estão em alerta. De acordo com dados atualizados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), entre os 370 municípios que já realizaram o levantamento, 24 estão em risco de surto - incluindo duas capitais: Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Estes municípios registraram a presença de larvas do mosquito em mais de 4% das residências pesquisadas.
Outros 154 municípios estão em situação de alerta, com índice de infestação entre 1% e 3,9%, incluindo Salvador (BA), Cuiabá (MT), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Belém (PA), Recife (PE), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Vitória (ES) e Natal (RN). Outras 192 cidades brasileiras estão em situação satisfatória, com focos de larvas em menos de 1% das residências.
Das 427 cidades que se propuseram a fazer o LIRAa, o ministério aguarda a consolidação dos dados em 127. Há três semanas, o Ministério da Saúde havia divulgado o primeiro resultado parcial do LIRAa 2010, em que 15 cidades haviam apresentado risco de surto em um universo de 30 municípios analisados.
Lula faz apelo à população
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo para a população nesta segunda-feira, em um encontro com prefeitos e governadores de todo o País para anunciar obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2), na tentativa de combater o avanço da dengue. A doença é mais comum no verão brasileiro, que começa no próximo dia 23, devido à combinação de chuvas e altas temperaturas.