O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) esclarece que durante a aferição do Índice Geral de Cursos (IGC) a Instituição ficou sem conceito porque a oferta de cursos superiores pelo IFTO foi iniciada em 2009, com a nova institucionalidade atribuída pela Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008.
O ICG leva em consideração o Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos critérios de avaliação é o desempenho de alunos ingressantes e concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) durante os últimos três anos do levantamento. Sendo assim, ainda não foi possível medir o CPC dos cursos da Instituição.
Desta forma, o IFTO não foi reprovado pela avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por ainda não ter participado da avaliação de todos os critérios necessários para a medição do ICG.
Vale ressaltar que dos 12 cursos superiores ofertados pelo Instituto, quatro já foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), sendo que os Cursos de Tecnologia em Gestão Pública, em Construção de Edifícios e Sistemas para Internet receberam nota 4 e o Curso de Tecnologia em Sistemas Elétricos recebeu nota 5. Os conceitos variam de 1 a 5, considerando 5 o critério para o curso com excelente qualidade dentro dos parâmetros avaliados.
Confira AQUI a classificação geral
Fonte: IFTO