Com o intuito de apoiar as comunidades residentes na área de influência da Usina Hidrelétrica Estreito na fase de enchimento do reservatório da UHE Estreito, palestras e capacitações de educação ambiental foram iniciadas neste mês de janeiro. O trabalho é executado pela Fundação Universidade do Tocantins – Unitins por meio do Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação do Desempenho Ambiental – Nudam.
A equipe do programa de educação ambiental planejou a utilização de conceitos e método com o objetivo de abordar assuntos sobre o manejo e conservação dos recursos naturais e também sobre a qualidade das condições para se viver no meio rural e urbano. Respeitando o perfil educacional dos atores envolvidos, os temas foram delimitados a partir de três eixos: princípios e práticas em educação ambiental, área de preservação permanente e impacto ambiental.
O trabalho de campo é ministrado pela equipe multidisciplinar do Nudam, integrante do Programa de Educação Ambiental, formada pelos educadores ambientais: Wesley Frankly Alencar da Rocha, Daniel Lima e Patrícia Cottica.
Segundo a coordenadora do Nudam, Juliana Mariano, as ações de educação ambiental têm sido intensificadas e ocupam posição de destaque no contexto do empreendimento.
Fonte: Unitins