Universidade Luterana do Brasil tem que entregar imóveis devido a execução fiscal determinada pela Vara de Execuções Fiscais e Previdenciárias de Canoas.
A Vara de Execuções Fiscais e Previdenciárias de Canoas-RS realizou audiência para estabelecer o cronograma de desocupação do antigo prédio da Mesbla. No local, atualmente funcionam a rádio Pop Rock, a TV ULBRA, algumas turmas do curso de Administração e o plano de saúde da ULBRA, hoje desativado.
Em execução fiscal movida pela Fazenda Nacional contra a Universidade, a União adjudicou o imóvel e os hospitais Luterano e Independência (Leia AQUI sobre os hospitais). O antigo prédio da Mesbla passará a abrigar as instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
O estabelecimento de um cronograma gradual de desocupação fez-se necessário para que não fossem interrompidas as transmissões da rádio e TV, além de evitar o prejuízo dos alunos do curso de Administração. Para a assinatura e homologação judicial do acordo, estiveram presentes a Procuradoria da Fazenda Nacional, a Advocacia da União, a Secretaria de Patrimônio da União, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e advogados e representantes da Universidade.
O antigo prédio da Mesbla deverá ser desocupado até 30 de abril, com a permanência das aulas de Administração. O edifício-garagem, por sua vez, terá até 30 de junho para estar livre. O prazo é maior para que, com a transferência do equipamento, haja a menor interrupção possível na programação das emissoras. O atual explorador do estacionamento do edifício-garagem tem cinco dias para desocupar o prédio.
Caso haja o descumprimento das decisões, a Ulbra arcará com multa de R$ 20.000,00 por dia de atraso.