Tecnologia

Projeto "E se eu fosse o autor?" abre novas vagas

Até o próximo dia 12 de fevereiro pais e responsáveis por crianças com idade entre 10 e 14 anos podem inscrever seus filhos para o projeto “E se eu fosse o autor?”, oferecido pela ONG Casa da Árvore e pelo Instituto EDP para estudantes da rede pública da região do Aureny, em Palmas.

A iniciativa integra práticas de artes visuais e produção de vídeos com mídias móveis, como estratégia para desenvolver habilidades para leitura e escrita. Ao todo estão sendo oferecidas 20 vagas gratuitas para turmas matutina e vespertina. A matrícula pode ser feita no Espaço Telinha, Rua Teresina, n 6, Jardim Aureny I (informações 3225-5738).

 

Para atrair a atenção da garotada, a equipe da Casa da Árvore está visitando as escolas da região exibindo, para alunos e professores, os vídeos de bolso produzidos pelas turmas de 2010.

As produções foram concebidas a partir de adaptações de obras literárias infanto-juvenis. No bate papo com garotada, os educadores da ONG esclarecem ainda sobre o dia a dia no projeto, que envolve desde aulas de desenhos e história da arte, até fotografia, animação e edição de vídeo. As aulas, que acontecem as terças e quintas, começam no próximo dia 22 fevereiro e vai até junho de 2011.

 

O projeto “E se eu fosse o autor?” nasceu como estratégia da ONG Casa da Árvore e do Instituto EDP para estimular o gosto pela leitura e assim, melhorar as condições de aprendizagem entre as crianças da periferia de Palmas-TO. Para isso desenvolveu uma metodologia inovadora que aproveita o interesse e amplia as habilidades dos alunos com as novas tecnologias informação, comunicação e mobilidade.

 

Outros Projetos

 

A ONG Casa da Árvore Projetos Sociais há quatro anos desenvolve projetos de educação e artes digitais para crianças, jovens e adultos. Sediada em Palmas, a entidade é responsável atualmente por projetos regulares desenvolvidos junto à rede pública dos Estados de Pernambuco e Rondônia com o projeto Telinha na Escola.

 

Já através do Circuito Telinha na Escola, cerca de 600 educadores da rede pública de 10 Estados brasileiros tiveram oportunidade familiarizar com diversas técnicas de produção de arte digital e apropriar desses processos como atividades pedagógicas.


Com o projeto Telinha de Cinema, a ONG oferece cursos de produção de vídeo de bolso e outras experimentações multimídia junto a comunidades escolares das capitais do Tocantins e de Goiás.

 

Instituto EDP

 

O projeto "E se eu fosse o autor?" é viabilizado através de patrocínio do Instituto EDP - Energias de Portugal, que há sete anos investe em projetos sociais através do programa EDP Solidária. O Instituto EDP nasceu com a proposta de que grande parte de suas atividades sejam subsidiadas com recursos obtidos com a venda de créditos de carbono, que são gerados pelos empreendimentos renováveis da Companhia, com pequenas centrais hidrelétricas e parques eólicos.

Em 2010 foram contemplados 13 projetos em vários estados brasileiros. No Tocantins, além da Casa da Árvore Projetos Sociais, foram contemplados o Instituto Crescer de Lajeado e de Peixe.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS