Empreender

Dirigentes do Sebrae/TO tomam posse nesta terça-feira

Com o compromisso de fortalecer ainda mais os empreendedores de micro e pequenos negócios do Tocantins, presidente e diretores serão empossados em cerimônia na capital.

 

O Sebrae Tocantins realiza no dia 15 de fevereiro, às 19h30, no Auditório do Palácio Araguaia, a posse social do presidente eleito do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Magno Martins – Roberto Pires, dos diretores superintendente, técnico e de administração e finanças, Paulo Massuia, Mila Jaber e Jarbas Meurer, respectivamente, que ficarão à frente da entidade na gestão 2011/2014.

 

Como metas principais de trabalho os dirigentes têm o fortalecimento do Empreendedor Individual - oferecendo capacitação e conhecimento para que tenham condições para permanecer na formalização -, a ampliação de atendimento da entidade para as localidades que necessitem de capacitação; uma oferta maior no número de cursos e capacitações e ainda o fortalecimento das parcerias com as entidades que hoje formam o Conselho Deliberativo – CDE e com os governos Federal, Estadual e Municipais.

 

Pires assume o lugar de Hugo de Carvalho – presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac Tocantins – que esteve à frente do Conselho de 2009/2010. Carvalho ressalta que nesses últimos anos o Sebrae deu um salto muito grande, não só com uma maior inserção em todo Estado, mais também em nível nacional. “Anualmente o Sebrae Nacional nos coloca metas mobilizadoras, ou seja, as ações e atividades que devemos realizar ao longo dos 12 meses. Ano passado, fizemos o nosso papel bem antes do prazo final e com isso conseguimos mostrar que o fato de sermos a mais nova Unidade do país, temos pessoas dispostas a fomentar o empreendedorismo”.

 

O presidente eleito Roberto Pires acredita que nessa nova gestão as responsabilidades serão inúmeras, pois, além de manter a qualidade do que vem sendo feito, essa é a primeira gestão de quatro anos, um período extenso e oportuno para promover muitos projetos e contribuir com o desenvolvimento do Tocantins. “Os micro e pequenos negócios hoje representam 90% das empresas tocantinenses. Isso mostra a dimensão do quanto o nosso público é grande, e o quanto temos que fazer para fortalecer e ampliar esses negócios, possibilitando empresas competitivas e geradoras de emprego e renda. Para isso vamos buscar o apoio de entidades e governo, e promover o desenvolvimento sustentável e de qualidade das micro e pequenas empresas”.

 

O diretor-superintendente reafirma o compromisso da instituição de apoiar e promover o crescimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo. “Nossa visão consiste na busca pela excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios. Nossa meta é continuar contribuindo para a construção de um Estado forte e economicamente competitivo, pois o sucesso dos nossos empresários é o que nos move”, ressalta Massuia.

 

Segundo Mila Jaber o Sebrae é uma instituição de credibilidade e tem efetivamente utilizado toda sua capacidade técnica para levar desenvolvimento às MPEs, por meio da inovação tecnológica e disseminação do conhecimento. “Mais quatro anos à frente da instituição significa reconhecimento do trabalho desta diretoria e de todos os colaboradores, que se dedicaram a melhorar o ambiente para a geração e o desenvolvimento dos negócios”, completou.

 

Para Jarbas Meurer esse será um mandato de grandes responsabilidades e muitas realizações. “Buscaremos sempre o que é melhor para nossos empreendedores, otimizando os custos para atender mais e melhor, focados na qualidade dos nossos produtos e serviços”, finaliza Meurer.

 

 

Perfil

 

Novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Roberto Pires também é presidente do Sistema Fieto. Empresário do Setor da Construção Civil, foi durante dois mandatos presidente do SINDUSCON/TO - Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Tocantins. A brilhante condução nos negócios o levou ao convite para fazer parte de diversas entidades. Roberto Pires, como é mais conhecido, atualmente é diretor regional do Serviço Social da Indústria – SESI DR/TO, diretor do Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi - IEL/TO, presidente do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-DR/TO, membro do Conselho Deliberativo do Sebrae, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, do Conselho Estadual de Meio Ambiente, do Conselho de Representantes da Ação Pró-Amazônia e do Conselho de Representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Paulo Massuia é natural de Votuporanga (SP) e reside no Tocantins desde março de 1986. É Engenheiro Agrônomo e Economista e possui ainda pós-graduação em Administração e Estratégia Empresarial (CEULP/Ulbra), MBA em Administração de Empresas e Desenvolvimento de Executivos (USP), MBA em Administração Pública (USP) e especialização em Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas (Unicamp). Sua carreira profissional começou no Banco do Brasil em 1988 onde atuou em várias funções como assistente, assessor, analista pleno, gerente de negócios, gerente de núcleo, gerente de mercado e educador corporativo. Foi professor universitário, tutor universitário da Aiec e conselheiro do Sebrae, representando o Banco do Brasil, de janeiro/1994 a janeiro/2005. Atuou como diretor-superintendente do Sebrae/TO nos biênios 2007/2008 e 2009/2010.


Maria Emilia Mendonça P. Jaber é Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com especializações em Cultura da Imagem, Educação Coorporativa (UFRJ) e em Políticas Participativas do Lazer para Indústria (UFMG), além de MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como assessora de Assuntos Estratégicos da Presidência da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), foi coordenadora e gerente executiva do Sesi Tocantins e diretora Operacional Sesi/Senai Tocantins. Desenvolveu e coordenou projetos importantes como “Projeto Segundo Tempo - Inclusão Social com foco na Responsabilidade Social”, o Projeto Ação Global Nacional e o Projeto SESI Bonecos do Brasil e do mundo, no Tocantins. Atuou como diretora técnica do Sebrae/TO nos biênios 2007/2008 e 2009/2010.

 

O diretor de administração e finanças do Sebrae Tocantins é administrador com MBA em Estratégias de Gestão – Gestão Empresarial. Jarbas Meurer é empresário há quinze anos no segmento de materiais de construção. Foi diretor social da Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL de Palmas, presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado do Tocantins - Acomac, presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas - Acipa, presidente da Associação Hípica do Estado do Tocantins, vogal titular da Junta Comercial do Estado do Tocantins - Jucetins, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins. Foi eleito diretor de administração e finanças do Sebrae/TO para o quadriênio 2011/2014.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS