Aconteceu no último dia 25/02, o II Dia de Campo da empresa Granule, realizado na Fazenda Madre Paulina I, situada no trevo de acesso ao município de Pedro Afonso-TO, a 170Km de Palmas-TO.
O evento reuniu diversas empresas, associações e entidades ligadas à produção agrícola e apresentou as principais novidades do setor, que na região, passa por grandes transformações.
O curso de Agronomia da Faculdade Guaraí-FAG, por meio do projeto “Etanol Social”, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Tocantins – UFT, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq e Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia pôde demonstrar a possibilidade do uso do Sorgo Sacarino na produção de etanol.
A demanda mundial por combustíveis renováveis tem-se expandido rapidamente nos últimos anos. Menor custo, autossuficiência em relação aos países exportadores de petróleo, redução do volume de emissões de gases do efeito estufa, incertezas a respeito da disponibilidade futura de recursos não renováveis e tensões geopolíticas em regiões produtoras do combustível fóssil são alguns dos fatores que têm despertado grande interesse pelos biocombustíveis.
Segundo o responsável pelo projeto, o Professor da FAG, Ivanor Giacomini, o sorgo sacarino é uma ótima opção, sob os pontos de vista agronômico e industrial, para a produção de etanol. Segundo ele, está havendo uma grande procura por cultivares para o fornecimento de matéria-prima durante a entressafra da cana-de-açúcar "e assim reduzir o período de ociosidade das destilarias que já estão em fase inicial de produção do etanol".
Na oportunidade, grande parte dos produtores rurais que visitaram o evento, demonstraram grande interesse pelo projeto e frisaram que um dos grandes potenciais da região deve ser realmente a produção do etanol.