Estão abertas até o dia 11 de março as inscrições para o MBA Business Intuition Identidade Empresarial que será oferecido, em São Paulo, pela Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). O curso é focado na formação de empresários e profissionais interessados em trabalhar melhor o desafio de manter uma identidade empresarial forte para suas organizações. Expressada em diversas formas por uma organização - presente, por exemplo, em sua história, filosofia, valores éticos, pessoas, tecnologia e performance - a identidade empresarial diz respeito à afirmação cotidiana do core business de uma empresa.
A figura do líder empresarial desempenha papel chave nesta identidade, seja ele o proprietário da empresa ou os executivos e profissionais que exercem papel de liderança e estão entre os responsáveis por desenhar a estrutura e os fundamentos da identidade empresarial. Este MBA foi traçado para auxiliar a construção de uma identidade empresarial que seja um reflexo de uma empresa de sucesso. Inseridas no mercado globalizado de hoje, é a identidade empresarial bem construída que pode constituir um diferencial de uma organização. Trata-se, portanto, de uma competência competitiva chave para as corporações.
A grade curricular do curso demonstra o quão diversificada é a formação necessária para aqueles que têm a atribuição de garantir que uma empresa salvaguarde sua identidade e core business diante dos desafios cotidianos que fazem parte do mundo corporativo. Entre as disciplinas estão: Sucessão e a Identidade da Empresa, Gestão da Qualidade, Ambiental e Sustentabilidade, Gestão de Pessoas, Inteligênica Legal Contemporânea, Psicologia da Organização e Interesses Internacionais e a Realidade Brasileira.
Para propiciar aos alunos uma visão multicultural dos diferentes paradigmas relacionados à formação da identidade empresarial, o curso disporá de um quadro docente com autoridades de diversas nacionalidades. Alguns dos maiores nomes do empresariado brasileiro estarão entre os professores, tais como o presidente da empresa Calçados Beira Rio, Roberto Argenta, o presidente do grupo Puras, Hermes Gazzola e o sócio fundador do grupo Meta, Wesley Lacerda.
Pesquisadores de respaldo nacional também fazem parte desta lista: o Professor Doutor Eduardo Afonso, historiador com experiência nas áreas de Antropologia, História Social, História da Arte e História do Brasil e o Professor Doutor Alécio Vidor, PhD em Ontopsicologia pela Pontífica Universidade de São Tomas de Aquino (Roma, Itália), doutor em Filosofia e em Filosofia Contemporânea e Científica pela Pontífica Universidade de São Tomás de Aquino. As ONGs são representadas por nomes como a ex-chefe das ONGs do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (onde autou por 20 anos) e hoje representante permanente deste órgão junto a Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais, Hanifa Mezoui, que é também PhD em Linguística Francesa; e a representante da Associação Internacional de Ontopsicologia, ONG com status consultivo junto à ONU, além de sócia gestora da FOIL Itália e consultora FOIL Internacional, Pamela Bernabei.
Saiba mais
Faculdade gaúcha com jovem história, a Antonio Meneghetti Faculdade vem fortalecendo a atuação no âmbito da pós-graduação lato sensu desde sua fundação em 2008. As duas edições anteriores do MBA Business Intution, que se dedicaram ás área do Empreendedorismo, alcançaram resultados capazes de, por si só, recomendarem os cursos que iniciam neste semestre. Foram turmas compostas em 60% por empresários de grandes e médias empresas, e 21% profissionais de alta direção de grandes empresas. Os segmentos de atuação destes alunos são diversificados, constituindo-se em executivos e dirigentes atuantes em Serviços, Indústria, Agronegócios, Tecnologia da Informação, Construção Civil, Comércio e Logística. Um dado interessante é que 27% dos alunos abriu um novo negócio próprio durante a realização do curso.
Como diferencial, os MBAs da AMF oferecem ainda o fato de serem os únicos no Brasil a incluírem em sua grade curricular disciplinas relacionadas à formação ontopsicológica de líderes empresariais. Trata-se de uma metodologia científica e internacional que é pesquisada hoje em tradicionais universidades e centros de pesquisa da Rússia, Itália, Ucrânia, Letônia e China, além de ser aplicada em consultoria empresarial e por empresários de todo o mundo.
As aulas são realizadas em módulos mensais, de sexta-feira a domingo, sendo que o curso tem duração total de dois anos. Além das disciplinas previstas para acontecerem no Rio Grande do Sul e em São Paulo, está programado um módulo internacional optativo no qual os estudantes terão contato, no exterior, com experiências empresariais de sucesso.