Tecnologia

Tocantins vai criar Fundação de Amparo à Pesquisa

 A minuta do Projeto de Lei que cria a FAP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins está pronta e vai ser encaminhada à Casa Civil ainda nesta sexta-feira, 04. O secretário da Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Borges da Silveira acredita que o projeto deve ser encaminhado para aprovação à Assembléia Legislativa após o carnaval.

Vinculada à Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira informa que a instalação e o funcionamento da FAP acontecem tão logo seja aprovada a criação. Ainda de acordo com o secretário, a Fundação é uma reivindicação dos pesquisadores e Instituições de Pesquisa do Estado e vai abrir novas perspectivas de convênios federais e internacionais para o Tocantins, “A Fundação tem como meta dotar o Estado de mais mestres e doutores, além de agilizar os processo de fomento e financiamentos a estudos científicos”, explica o secretário.

Outra meta da Secretaria ainda para este ano, segundo Borges da Silveira é a implantação do Instituto de Pesquisa de Energias Renováveis do Estado do Tocantins. “A idéia é buscar recursos junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia e parceiras nacionais e internacionais para investimos nesta área de pesquisa que tem tudo a ver com o Estado, rico em recursos naturais. Temos uma grande quantidade de dias de sol durante o ano e uma das maiores bacias hidrográficas do Brasil. Com isso, nós vamos fazer que o Estado do Tocantins seja um centro de excelência de energias renováveis”, conclui.

O anúncio oficial de criação da FAPT – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Tocantins será feito durante o I Fórum Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação que será realizado nos dias 31 de março e 01 de abril em Palmas.

O encontro que reúne secretários da área de todo Brasil é realizado pelo Consecti – Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação e deve contar com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia Aloísio Mercadante e do senador Eduardo Braga do Estado do Amazonas, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS