A Pró-reitoria de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) lançou o curso de especialização em Telemática. Serão ofertadas 30 vagas para profissionais das áreas de Telecomunicações e de Informática.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Augusto César dos Santos, o objetivo é atualizar profissionais que atuam na área de tecnologia para aperfeiçoar a comunicação digital. “Além disso, nós pretendemos contribuir para o fortalecimento de linhas de pesquisa que atendam às necessidades e ampliem o desenvolvimento da região”, acrescentou.
As inscrições para a especialização em Telemática foram prorrogadas e vão até a próxima terça-feira, 22. Essa é a primeira vez que esse curso é oferecido no Estado e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, pretende qualificar profissionais das áreas de Informática e Telecomunicações. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição (anexo V do Edital) e entregar no protocolo do Campus Palmas junto com documentação completa.
O curso é totalmente gratuito e terá carga horária de 360 horas. O início das aulas está previsto para abril de 2011. As disciplinas serão ministradas no campus Palmas, no período noturno em quatro dias da semana. Mais informações pelo telefone: (63) 3233-1337 ou pelo email: [email protected] (Thâmara Filgueiras)
Mercado de trabalho
Com o crescimento do mercado de telefonia fixa e móvel, aumentou a demanda de empregos para a área de Telemática. Enquanto o salário inicial de um recém formado no curso tecnólogo é de R$ 2.550 (fonte: Confea/Crea), um profissional com mais experiência e melhor qualificação pode ganhar até R$ 8.288 (fonte: Revista INFO).
As oportunidades de trabalho são maiores nas regiões Sul e Sudeste, devido à concentração de empresas de telecomunicações, como telefonia fixa e móvel, empresas de TV a cabo e por assinatura, provedores de acesso à Internet, mas esse profissional pode atuar também em de empresas médio porte com redes de computadores e sistemas embarcados. Outra possibilidade para atuação é o empreendedorismo, ou seja, o profissional desenvolve seu próprio negócio segundo a demanda do mercado local.
Além disso, há, ainda, a demanda pro professores qualificados e a especialização é um caminho para a união do conhecimento técnico profissional com o acadêmico, por meio do desenvolvimento de pesquisas na área.
Anexos
1ª Retificação do Edital-25/02/2011
Carta de recomendação
Edital
Ficha de inscrição
Formulário Plano de trabalho
Linhas de pesquisa e orientadores