Os Bons Companheiros narra a ascensão e queda de três gangsters, ao longo de três décadas nos EUA. Baseado no livro não-ficção Wiseguy, de Nicholas Pileggi (autor do roteiro com Scorsese) tornou-se obrigatório e permanece na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos há anos. Indicado a seis Oscars só veiop a receber o de Melhor Ator Coajuvante para Joe Pesci. Obrigatório para quem pretende conhecer o cinema contemporâneo, Os Bons Companheiros tem 145 minutos de ação, diálogos memoráveis e vários exemplos da genialidade de Martin Scorsese.
À frente do elenco, Robert de Niro, Joe Pesci, Ray Liotta, Lorraine Bracco e Paul Sorvino conseguem construir uma obra magnética, com trilha sonora memorável e capaz de ser comparado com a saga do Poderoso Chefão de Francis Ford Copola.
O título do livro de Pileggi já tinha sido utilizada em uma série de televisão, e para uma comédia de Brian de Palma em 1986; assim Pileggi e Scorsese mudaram o nome do filme para Goodfellas. Para se preparar para seus papéis no filme, Robert de Niro , Joe Pesci e Ray Liotta falaram muitas vezes com Pileggi, que compartilhou com os atores o material de pesquisa que tinha sido utilizado ao escrever o livro. Segundo Pesci, a improvisação e o ad-libbing teria vindo de ensaios em que Scorsese deu a liberdade de atores para fazer o que quisessem. O diretor fez as transcrições dessas sessões, colocou a linha de atuação em que os atores se saíram melhor , e os colocou em um roteiro para o elenco trabalhar na fotografia principal.
Goodfellas é muitas vezes considerado um dos maiores filmes de todos os tempos, tanto no gênero de crime quanto em geral, e foi considerado "culturalmente significativo", tendo sido selecionado para preservação no National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. A palavra "fuck" foi usada no filme aproximadamente 300 vezes.
Em tempos de violência rondando cada vez mais nossa Capital a Mostra em cartaz, que foca o tema da violência no cinema sugere bons debates e talvez, dê pistas para que se compreenda o que anda acontecendo.
É bom que o cinéfilo saiba que a chuva só serve de ar condicionado natural para as sessões do Cineclube SemTela, que faz suas sessões em convênio com o Quiosque do Gaúcho, uma das lanchonetes mais bonitas e agradáveis da cidade, anterior à febre artificial de quiosques que invade a Capital...
Texto: Marcelo Souza.