Educação Militar

Vacinação contra gripe começou nesta segunda-feira em Palmas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começaou nesta segunda-feira, 25, e vai até o dia 13 de maio, sendo que o Dia “D” será no próximo sábado, 30, das 8 às 17 horas. Para imunizar um público superior a 19 mil pessoas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) está disponibilizando 34 postos de vacinação, compostos por Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas.

A vacina tem proteção contra os três principais tipos de vírus da influenza que circularam no hemisfério Sul e é contraindicada para pessoas com alergia à proteína do ovo. Segundo Juliana Araújo de Souza, coordenadora da Central Municipal de Vacinas, as complicações das infecções respiratórias causadas pelo vírus – como pneumonias, internações hospitalares, agravamentos de doenças crônicas como cardiopatias e diabetes – são mais comuns em crianças e idosos, além das mulheres grávidas.

“A vacinação tem contribuído ao longo dos anos na prevenção da gripe e suas complicações, além da redução dos óbitos e gastos com internações e medicamentos. Na população acima de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir até 45% das internações hospitalares por pneumonias” - acrescenta a coordenadora.

Para Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas, a meta é imunizar o público-alvo, selecionado pelo Ministério da Saúde. A seleção é feita por meio de estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias.

Fonte: Ascop

 

TWITTER