Da Redação
Leonardo Maximiano
O Secretário de Educação do Estado do Tocantins, Danilo de Melo, reuniu na tarde do dia 20 de Abril, os representantes das instituições superiores de ensino do Estado para juntamente com explanações sobre a FLIT (Feira Literária Internacional do Tocantins, receber sugestões e firmar parcerias para o evento.
O Portal Vitrine participou da reunião onde estiveram presentes reitores, diretores, coordenadores e membros das academias Palmense e Tocantinense de Letras.
A FLIT que este ano acontece nos primeiros 10 dias de julho traz novidades em sua 7ª edição. Formatada e com caráter de formar profissionais da educação através de capacitações e atualizações. Todas as atividades voltadas aos profissionais de educação presentes no evento serão direcionadas à formação continuada, implicando assim desde a aquisição de conteúdo feita pelo professor com recursos públicos até mesmo às oficinas e palestras apresentadas durante o evento.
Pensando na economia com estruturas, os eventos de cunho formativo, como oficinas, workshops e palestras irão ocorrer nos auditórios de órgãos como Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Palácio do Governo e provavelmente Tribunal de Contas e Ministério Público do Estado.
A previsão de participação é de aproximadamente 20 mil servidores da Educação dos municípios e estaduais. Serão 280 atividades simultâneas com uma estimativa de 500 mil visitantes nos 10 dias do evento.
O Governador pediu que se priorizasse o foco literário abordado desde o inicio do evento. O tema abordado no evento será o da Diversidade e levará em conta também o ano internacional da Química, dos Povos Afrodescendentes e das Florestas.
O retorno da Bolsa Maximiano da Mata foi fato muito comemorado pelos membros das academias de letras presentes, Dr. Odir Rocha e Eduardo Almeida. A Bolsa de Publicações Doutor Maximiano da Mata Teixeira é promovida pelo Estado do Tocantins, através da Fundação Cultural, com o objetivo de publicar obras inéditas, escritas em língua portuguesa, por autores tocantinenses.
Acontece ainda no evento, no local denominado de Espaço Cinema a realização do Chico. Pioneiro da sétima arte no Tocantins, o Festival de Cinema do Tocantins (Chico) começou matuto, com um grupo de estudantes de jornalismo em 1999 e se consolidou em um dos festivais de cinema de mais renome e referência da produção audiovisual do Tocantins.
Culturalmente o evento será recheado de atrações locais, regionais e nacionais, participarão do evento artistas que remontam ao passado cultural do Brasil e através de grupos folclóricos de raiz e tradições, como os folguedos, repentes e cordelistas.
Em parceria com as academias de letras, mais de 20 autores trabalharão na formação das oficinas e palestras educativas aos profissionais, papel que também caberá às universidades e instituições de ensino tocantinense, em contrapartida esta instituições levarão um pouco de seu conteúdo para a Praça dos Girassóis, com seus estandes e quiosques o público presente poderá conferir o que é produzido e oferecido por estas instituições.
O Portal Vitrine estará presente na FLIT e todos poderão conferir durante nossa cobertura o que os parceiros do Governo do Tocantins, neste evento, irão levar de conteúdo e inovação no que promete ser um dos maiores eventos educativos de toda a região Norte do Brasil.