Tecnologia

UFT coordenará projeto de Tecnologias Sociais da Finep no TO

Da UFT
Por Mávia Pinheiro


A Universidade Federal do Tocantins vai coordenar o projeto “Tecnologia para Desenvolvimento Social”, promovido nacionalmente pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep), no Estado. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas dos empreendimentos econômicos realizados aqui.

O projeto vai compreender a região do Bico do Papagaio, Jalapão e o Sudeste do estado. Vão participar professores e pesquisadores da própria UFT e também da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), do Centro Universitário Unirg e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

A intenção principal do programa é promover o desenvolvimento social por meio de processos formativos relativos a Economia Solidária, Autogestão, Educação Associativa, Práticas Produtivas e de Inclusão Digital Comunitária, a partir de duas linhas temáticas. A primeira vai abordar os contextos produtivos em territórios urbanos ou rurais, visando desenvolvimento territorial, sustentável e solidário. Para esta linha haverá três subprojetos: JALAMEL, REDEPEIXE e GESTLEITE. A segunda vai promover os centros de inclusão digital em territórios rurais com a democratização de acesso Tecnologia de Informação e Comunicação. Para esta haverá o Subprojeto FORMREDE.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Marluce Zacariotti, esse programa é importante porque realiza um trabalho em redes para favorecer a comunidade. “A proposta vai dar um grande retorno para o estado, pois vai garantir a qualidade não só do produtor, mas também da produção. Ao final do projeto, o produtor vai poder dar continuidade e fazer a própria gestão de seu produto”, explica a Pró-Reitora.

Ainda segundo a pró-reitora, as atividades terão duração de dois anos, e estão previstas para começar no próximo mês de junho.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS