Será realizada nessa quinta-feira, 5, às 19h, no auditório da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, em Palmas, a primeira edição de 2011 do projeto Cinema e Literatura em Debate, com a exibição do filme Jean Charles, do diretor Henrique Goldman (2009). O encontro será mediado pelo professor João Nunes.
O Cinema e Literatura em Debate é resultado da fusão do Cinema e Literatura e do Doc Debate, projetos que já vinham sendo realizados na Unitins, e é coordenado pelos professores Cristiane Tavares Jordão de Vasconcelos, João Nunes, Kyldes Batista Vicente, Liliane Scarpin da Silva Storniolo e Silvana Lovera Silva. Os coordenadores do evento desenvolvem projetos ligados à literatura e ao audiovisual no Grupo de Pesquisa “Literatura, Arte e Mídia”, cadastrado no CNPq pela Pró-Reitoria de Pesquisa.
Baseado na história real do jovem Jean Charles de Menezes, um eletricista mineiro de 27 anos, assassinado pela polícia inglesa no ano de 2005, em um metrô de Londres, supostamente confundido com um terrorista. Na trama Jean Charles é interpretado por Selton Melo. O elenco também reúne Daniel Oliveira, Vanessa Giácomo e Luis Miranda.
Filmado em 2008, Jean Charles revela experiências de muitos brasileiros que deixaram seu país para tentar ganhar a vida lá fora. Curiosamente o diretor Goldaman (do filme Princesa) também é brasileiro radicado na Inglaterra. O filme conta com a participação de diversas pessoas que conviveram com Jean Charles, na capital inglesa, incluindo sua prima, Patrícia Armani, que interpreta ela própria.
“A questão da imigração é algo muito sério nas chamadas sociedades pós-modernas, tendo em vista alguns aspectos como o multiculturalismo, por exemplo. Em geral os estrangeiros não são bem visto, muitas vezes não são bem tratados e não raras vezes são vistos como ameaças. Ajuda-nos a refletir sobre essa realidade e a nossa realidade de latino-americanos também. E toda a comunidade está convidada a participar desse encontro”, explica João Nunes.
O projeto Cinema e Literatura em Debate busca conciliar Ensino, Pesquisa e Extensão. E por ser uma atividade de Extensão, cada participante recebe certificado. O auditório da Unitins possui modernas instalações. A entrada é franca.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Unitins - Fundação Universidade do Tocantins