Graduação

Curso superior de Sistemas Elétricos do IFTO é reconhecido pelo MEC

O curso superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins foi reconhecido pelo Ministério da Educação recebendo nota cinco, o conceito máximo que um curso pode obter. A avaliação feita pelo MEC atribui notas de variam de 1 a 5, sendo 1 para cursos que não possuem condições para funcionar e 5 para aqueles considerados de excelência e referência na região.
Em 2006, o curso de Sistemas Elétricos recebeu autorização para funcionamento no IFTO, no segundo semestre deste mesmo ano a primeira turma teve início. O curso tem duração de três anos e a primeira turma será concluída no fim deste semestre.
Para atingir esta nota o curso conta com privilegiado acervo bibliográfico e laboratórios disponíveis. Além disso, a qualificação dos professores, que são mestres ou doutores, é fator essencial para o bom desenvolvimento do curso colocando-o em destaque na região norte.
A principal diferença entre um Engenheiro Elétrico e um Tecnólogo em Sistemas Elétricos é que o primeiro possuiu um conhecimento amplo na área elétrica enquanto o segundo atua de forma específica na área de sistemas elétricos (que cuida da geração de distribuição de energia).
Como projetos futuros a área de indústria do IFTO está realizando estudos de viabilidade para a criação de um curso técnico subseqüente na área de mecatrônica e uma pós-graduação em manutenção elétrica. A previsão é de que os novos cursos comecem no segundo semestre deste ano.
Sendo reconhecido pelo MEC o curso também passará pelo processo de avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), ainda sem data definida para ser realizado.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do IFTO

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS