Uma festa de cor, ritmo e alegria. Assim foi a abertura da etapa regional de Gurupi do XXI Jets, ocorrida na noite desta quinta-feira, 12, no Ginásio de Esportes Idanizete de Paula Silveira Melo. Cerca de 120 alunos atletas participaram da solenidade. Agora os jogos seguem até domingo, 15, com representantes das cidades de Alvorada, Aliança, Peixe, São Salvador, Dueré, Formoso do Araguaia, Palmeirópolis, Crixás, Sucupira, Araguaçu e Gurupi, concorrendo nas modalidades de atletismo e futsal.
“O importante é competir, mas se a gente ganhar é bom também”, contou o estudante Matheus Alves da Silva, de 13 anos, capitão do time de futsal do Colégio Estadual Dom Alano, do município de Peixe.
“Nosso trabalho é reforçar esse espírito de equipe nos nossos alunos atletas. O esporte tem sido importantíssimo para cada um deles. Traz integração, socialização, ensina e valoriza os ideais de respeito às regras, ao próximo e de amizade. Na sala de aula, o comportamento e as notas também melhoraram”, afirmou o professor de educação física, Eder Castanheira, técnico da equipe de futsal do Matheus.
Durante a abertura, a diretora regional de ensino de Gurupi, Carmem Lúcia Prudente Vitorino, também frisou mudanças importantes proporcionadas pelo estímulo do esporte na escola. “Muitas vezes não damos o devido valor e não prestamos a devida atenção à educação física de nossos alunos, via atividades desportivas, de caráter lúdico, competitivo e educativo. São notórios os benefícios que a atividade física dirigida proporciona ao bem estar físico e mental de todas as pessoas. A socialização que ocorre durante a prática esportiva, proporciona ainda às crianças e jovens, conhecimentos de vivência que lhes permitem interagir em harmonia com seus semelhantes, ensinando-lhes a importância do respeito ao próximo e do trabalho em equipe”, explicou.
Os pontos altos do evento foram as apresentações da fanfarra da Escola Estadual Drº Joaquim Pereira da Costa e do grupo de dança do Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão que contagiou os estudantes, fazendo as arquibancadas vibrarem.
Para receber bem os visitantes, vários colégios cederam as instalações para hospedar os atletas das delegações. Uma experiência comemorada entre os estudantes. “Está sendo tudo maravilhoso. É a primeira vez que eu viajo, saio da minha cidade. É uma experiência incrível e vou me esforçar muito para passar para a próxima fase, competir em Palmas e quem sabe disputar até nas Olimpíadas Escolares”, contou a aluna do Colégio Estadual Benedito Pereira Bandeira, de Formoso do Araguaia, Milena Brito.
“O Jets é uma oportunidade de mostrar ao aluno que o esporte é união, respeito, trabalho em equipe. É um meio de educar, além da sala de aula. É mais uma forma importante de aprendizagem”, finalizou a presidente do Comitê Organizador dos Jets no Tocantins, Marília Mascarenhas.
Kaline Barbosa da Silva, de 13 anos, aluna da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa de Gurupi, participa pela segunda vez dos Jets. Atleta de uma equipe de futsal feminino, Kaline parece te entendido bem a mensagem: “No jogo nada depende só de você, depende da união de todo o time. É assim na vida também, em tudo que fazemos. É uma lição que eu vou levar pra tudo que eu for fazer daqui pra frente”.
Fonte: Ascom/Seduc-TO
www.novitrine.com.br
Portal Vitrine, Jet's, Esportes, Tocantins